Melhores Ventiladores: Top 7 de 2024

Conheça os 7 melhores modelos de ventilador do mercado e torne o seu ambiente muito mais fresco e agradável nos dias mais quentes

Ventilador

Ventiladores são a maneira mais prática e barata de se refrescar nos dias mais quentes. Com opções e modelos de diferentes marcar disponíveis no mercado, escolher o aparelho ideal é uma tarefa que deve levar em consideração vários aspectos para acertar no ventilador que melhor vai atender a sua expectativa e necessidade.

Marcas como Mondial, Arno e Philco, já bem conhecidas e consolidadas no mercado oferecem diferentes opções e nos vamos te ajudar a entender e a escolher o modelo ideal para manter a sua casa ou escritório bem fresquinhos. Confira:

Imagem Ventilador Preço
Arno
Ventilador de Mesa Arno Xtreme Force VB40 40cm com 3 Velocidades e 6 Pás
Ventilador de Mesa Arno Xtreme Force VB40 40cm com 3 Velocidades e 6 Pás Ver preço
Mallory
Ventilador de Mesa Neo Air 15 Total Control 140W 40CM Controle Remoto Mallory
Ventilador de Mesa Neo Air 15 Total Control 140W 40CM Controle Remoto Mallory Ver preço
Mondial
Ventilador de Mesa 30CM Super Power VSP-30-B 6 Pás 3 Velocidades Mondial
Ventilador de Mesa 30CM Super Power VSP-30-B 6 Pás 3 Velocidades Mondial Ver preço
Philips Avent
Ventilador, Pvt400 turbo, Preto, 110V, Philco
Ventilador, Pvt400 turbo, Preto, 110V, Philco Ver preço
Mondial
Ventilador de Mesa 30CM Super Power VSP-30-B 6 Pás 3 Velocidades Mondial
Ventilador de Mesa 30CM Super Power VSP-30-B 6 Pás 3 Velocidades Mondial Ver preço
Britânia
Ventilador Titanium Turbo 2 em 1 BVT480 3 Velocidades 8 Pás Britânia
Ventilador Titanium Turbo 2 em 1 BVT480 3 Velocidades 8 Pás Britânia Ver preço
VENTSOL
Ventisol Circulador de Ar, 50cm, Preto, 127V
Ventisol Circulador de Ar, 50cm, Preto, 127V Ver preço

Entenda as características para escolher o melhor ventilador

Para escolher o modelo ideal para deixar o seu ambiente mais fresco e agradável é preciso entender como cada aspecto do aparelho vai impactar no funcionamento do seu ventilador. Saiba mais:

Tamanho e quantidade das pás

O tamanho das pás de um ventilador interfere na capacidade do ventilador de refrescar o ambiente. Quanto maior a pá, mais vento o aparelho gera. A maioria dos modelos disponíveis no mercado possuem pás entre 30 e 50 cm, o que, para ambientes menores, é suficiente para climatizar espaços de até 20m².

Já aparelhos que apresentam pás menores, concentram o vento em uma direção menor. Por isso, modelos com pás de 40 cm, por exemplo, são indicados para cômodos menores e com menos pessoas.

A quantidade de pás que o ventilador possui também vai influenciar na quantidade de vento que ele produz. Em contrapartida, aparelhos maiores e com mais pás, tendem a gerar mais barulho, o que pode ser um incômodo para algumas pessoas, principalmente se você vai manter o seu aparelho ligado durante o sono.

Potência e vazão de ar

A vazão de ar de um ventilador corresponde a quantidade de ar que o aparelho é capaz de mover. Esta vazão é medida em m³/s (metros cúbicos por segundo) e depende de três fatores: potência do motor, número e tamanho das pás.

A melhor maneira de você encontrar esta informação quando for adquirir o seu aparelho é verificando o selo do Inmetro. Para ter certeza da eficiência do seu aparelho, verifique sempre dois aspectos: potência e vazão de ar. Mas, fique atento: nem sempre um modelo com potência maior produz mais vento. Para uma boa climatização é preciso avaliar a relação potência e vazão de ar.

Geralmente, você vai encontrar modelos com potência que pode variar entre 50, 80 e até mesmo 130 Watts e com vazão de ar entre 0,6 e 1,2 m3/s. Também podem ser encontrados aparelhos com uma vazão de ar ainda maior. Escolha o modelo que te oferecer o melhor custo-benefício para manter o ambiente o mais fresco possível.

Tipo de ventilador

O formato do ventilador também faz diferença na hora de tornar o seu ambiente mais confortável.

Ventiladores de mesa, por exemplo, são indicados para ventilar áreas mais próximas ao chão. Ainda assim, eles podem ser regulados para cima, permitindo ampliar a área de atuação do vento. Eles também podem ser colocados em cima de móveis para provocar o mesmo efeito.

Uma outra opção para ampliar o vento e refrescar o ambiente são os ventiladores de coluna. Por serem mais altos, eles normalmente direcionam o vento para a altura do rosto de uma pessoa sentada, por exemplo. Eles também são ajustáveis e podem ter até 1,3 m.

Escolher entre um e outro vai depender do tipo de uso que você pretende fazer do seu aparelho. Embora os dois modelos apresentarem fácil locomoção, aparelhos de mesa costumam ser mais leves e são menores, permitindo que eles sejam colocados em quase todos os ambientes.

Já os ventiladores de coluna são maiores e podem não caber adequadamente em todos os espaços.

Economia de energia

Ventiladores são aparelhos que costumam ficar ligados por muitas horas e por isso, adquirir um modelo com baixo consumo de energia refresca melhor o seu bolso e o seu cômodo.

Antes de comprar o aparelho que mais te agrada, verifique se ele possui classificação A do Procel.

Modelos com menor potência e maior vazão de ar, por exemplo, consomem menos energia. Mesmo assim, você pode encontrar modelos com potência maior, mas com eficiência energética A do Procel.

Esta classificação também considera a velocidade do ventilador. Como a maioria dos aparelhos possuem 3 velocidades, o selo Procel informa a classificação energética para cada uma delas. Dê preferência para aparelhos com classificação A em todas as velocidades de uso.

Funções extras

Para aumentar ainda mais o seu conforto, alguns modelos possuem controle remoto e timer. Embora não seja muito comum encontrar modelos de mesa ou de coluna com este acessório, modelos que oferecem o controle remoto permitem que você controle as funções do seu aparelho à distância.

Já a função timer que alguns ventiladores possuem, permite que você controle melhor o tempo que seu aparelho vai permanecer ligado. Esta função pode ser muito útil na hora de dormir, por exemplo. Além de ajudar a diminuir o consumo de energia.

Voltagem

Como em todos os eletrônicos, verificar a voltagem do ventilador que você quer adquirir é fundamental para evitar acidentes e mau funcionamento do aparelho. Escolha a voltagem de acordo com a sua região ou com o local em que ele será instalado.

É difícil encontrar ventiladores bivolt, por isso observe se o seu ventilador funciona nas voltagens 110 v ou 220 v antes de realizar a compra.

Os 7 Melhores Ventiladores

Agora que você já sabe tudo o que precisa observar para fazer a escolha do ventilador ideal para você e para a sua família, veja a lista com os 7 melhores ventiladores do ano e escolha o seu.

Arno

Ventilador de Mesa Arno Xtreme Force VB40 40cm com 3 Velocidades e 6 Pás

Este modelo de ventilador de mesa está entre os mais vendidos do mercado. Apesar de pequeno (40 cm), este ventilador da Arno é potente e bem silencioso.

Totalmente desmontável, ele pode ser facilmente armazenado quando não estiver em uso. Sua tecnologia Power Zone, permite uma área concentrada que garante o máximo de vento direcionado. Além disso ele possui 4 inclinações verticais com fácil ajuste na lateral.

Sua função Eco Fresh economiza até 20% de energia e suas 3 velocidades e 6 pás disponíveis trazem mais conforto e frescor para o ambiente.

Ventilador de Mesa Neo Air 15 Total Control 140W 40CM Controle Remoto Mallory - 1

Mallory

Ventilador de Mesa Neo Air 15 Total Control 140W 40CM Controle Remoto Mallory

Se além de um ambiente fresco, você também busca praticidade e conforto, este ventilador de 40 cm da Mallory é uma excelente escolha.

Além de um design moderno, suas 15 pás e sua potência de 140 watts, produzem muito mais vento para refrescar qualquer lugar.

Equipado com controle remoto e função timer, ele garante além do frescor, conforto e praticidade.

Mondial

Ventilador de Mesa 30CM Super Power VSP-30-B 6 Pás 3 Velocidades Mondial

O ventilador Super Power da Mondial oferece potência com suas 6 pás, que garantem um ambiente mais refrescante e agradável. Isso aliado ao seu sistema oscilante contínuo e regulagem de inclinação para que você possa direcionar o vento de acordo com a sua necessidade, proporcionando maior distribuição do ar.

Além disso ele é silencioso e possui 3 velocidades – Máxima Turbo, Média Conforto e Mínima silencioso.

Este aparelho promete potência e silencioso na medida certa para o seu cômodo.

Ventilador, Pvt400 turbo, Preto, 110V, Philco - 1

Philips Avent

Ventilador, Pvt400 turbo, Preto, 110V, Philco

Se você está em busca de um aparelho potente com preço acessível, o modelo PVT400 da Philco é a escolha certa. Ele entrega 160 W nas suas 6 pás que oferecem uma grande vazão de ar.

Este modelo é ideal para ambientes maiores com sua função de oscilação, 3 velocidades e ajuste vertical para refrescar todo o espaço.

Apesar da potência que este aparelho oferece, alguns usuários relatam que ele produz um ruído um pouco maior quando utilizado na velocidade máxima.

Mondial

Ventilador de Mesa 30CM Super Power VSP-30-B 6 Pás 3 Velocidades Mondial

Entre os modelos disponíveis no mercado, este ventilador da Mondial é um dos que oferece o melhor custo-benefício.

Com classificação A nos seus três níveis de velocidade, ele consome menor energia, sem perder força de vento. Seu sistema oscilante contínuo e sua inclinação regulável permitem uma maior distribuição de ar pelo ambiente.

Para entregar tudo isso ele possui 6 pás de 30 cm e 60 watts de potência.

Britânia

Ventilador Titanium Turbo 2 em 1 BVT480 3 Velocidades 8 Pás Britânia

Quem não abre mão de muito vento precisa conhecer este modelo da Britânia. Suas 8 pás de 40 cm e sua potência de 165 W produzem muito mais vento que outros modelos, o que pode também gerar mais barulho.

Além disso ele possui um fusível térmico para trazer mais segurança durante o uso e pode ser utilizado na mesa ou na parede.

Ventisol Circulador de Ar, 50cm, Preto, 127V - 1

VENTSOL

Ventisol Circulador de Ar, 50cm, Preto, 127V

Se você está em busca de um ventilador para o seu escritório, o circulador de ar da Ventisol é o modelo que você precisa.

Com um design diferenciado ele refresca com tranquilidade escritório ou salas menores. São 5 hélices de 50 cm que produzem uma ventilação muito mais eficiente.

Sua estrutura é perfeita para quem não tem muito espaço e seu fusível térmico que interrompe a corrente elétrica em caso do aparelho atingir altas temperaturas trazem mais segurança durante o uso.

Apesar disso ele não está entre os aparelhos mais econômicos, já que sua classificação de eficiência enérgica do Procel é C.

Com todas estas dicas agora ficou mais fácil escolher o melhor ventilador para você e para a sua família. Escolha o modelo que mais te agradou e mantenha os seus ambientes sempre mais fresquinhos.