Ar-Condicionado Portátil

Ar-Condicionado-Portatil.jpg

Quem está diante de condições climáticas onde a temperatura passa dos 30°C, sabe bem o quanto o calor excessivo pode gerar dificuldades em momento importantes. Falta de concentração no trabalho, desconforto para dormir e até mesmo curtir um filme na sala de casa pode ser um verdadeiro terror.

Ter um clima agradável é essencial para nosso bem-estar, e uma das opções da vida moderna é o ar-condicionado portátil.

Caso você esteja interessado em um destes aparelhos e precisa de boas informações, então, você chegou ao lugar certo! Nosso artigo ajudará você a escolher o modelo ideal, aquele que atenderá suas necessidades e expectativas.

Como toda boa relação, iniciamos com sinceridade e avisamos que, antes de optar por um ar-condicionado portátil, é importante entender algumas características deste aparelho.

  • Portabilidade: muitos consumidores ainda questionam se o ar condicionado portátil é realmente “portátil”, já que a maioria dos modelos pesam acima de 20kg. Um fator que pode dificultar a locomoção do aparelho de um lugar para outro. Lembramos também que ele só funciona em cômodos com janela, onde se instala a saída de ar quente. Ou seja, ao mudar o ar condicionado portátil de ambiente, terá que reinstalar a saída de ar.
  • Eficiência Energética: o ar condicionado portátil consome naturalmente mais energia do que os aparelhos convencionais. Portanto, fique atento ao selo de eficiência energética para não ter uma surpresa desagradável quando receber a conta de luz.
  • Desempenho: um ar condicionado portátil não terá o mesmo desempenho do que um aparelho Split, por exemplo. Por isso, tenha atenção ao escolher o modelo, afinal, é um investimento alto para que não tenhamos total satisfação com aparelho.
  • Barulho: os aparelhos portáteis de ar condicionado podem ser bem barulhentos, já que a condensadora estará no mesmo ambiente que você, enquanto nos modelos de parede, esta peça é instalada do lado de fora do cômodo.
  • Preço: geralmente são mais caros do que os aparelhos fixos.

Depois de todas estas informações, você deve estar se perguntando: será que eu quero mesmo um ar condicionado portátil?

Mesmo com o desenvolvimento de novas tecnologias para melhorar estes aparelhos, eles ainda podem ser vistos como algo que possui mais desvantagens do que vantagens (se comparado com o ar condicionado de parede). Ainda assim, entendemos que o ar condicionado portátil tem seu lugar no mercado e pode ser uma ótima solução para muitas pessoas.

Como todo eletrodoméstico, você deve escolher o aparelho de acordo com as suas necessidades. Alguns terão finalidades muito mais específicas, como é o caso do ar-condicionado portátil.

Um bom exemplo são os prédios onde não é permitida a alteração de fachada, impedindo que o morador instale o ar condicionado de parede, tendo em vista que boa parte das peças deste aparelho deve ficar do lado de fora do cômodo.

Outro exemplo, são moradores de imóveis alugados que não conseguiram negociar com o proprietário a instalação do ar condicionado, já que para isso é preciso mexer na estrutura da parede.

Se você está em uma destas situações e não consegue mais sofrer com o calor, então, o ar condicionado portátil é a sua melhor e, talvez, única alternativa.

Pensando nisso, selecionamos algumas das melhores opções deste eletro disponíveis no mercado. Confira:

1
Olimpia Splendid - Dolceclima Silent 12
Olimpia Splendid Olimpia Splendid - Dolceclima Silent 12
2
DeLonghi Pinguino - PAC 120
DeLonghi DeLonghi Pinguino - PAC 120
3
Ar-Condicionado Portátil Philco PAC12000QF5 Quente/Frio
Philco Ar-Condicionado Portátil Philco PAC12000QF5 Quente/Frio
4
Ar Condicionado Portatil Dual Inverter LG Voice 14000 BTUs Frio 127V LP1419IVSM.EC1AAMZ
LG Ar Condicionado Portatil Dual Inverter LG Voice 14000 BTUs Frio 127V LP1419IVSM.EC1AAMZ
5
Elgin - Eco Cube 9000 btus
Elgin Elgin - Eco Cube 9000 btus

Nossa seleção foi baseada em fatores que trarão a melhor satisfação para o consumidor. São eles:

  • Vazão de ar: medida em metros cúbicos por hora (m³/h), informa valores referentes ao resfriamento do ambiente. Quanto maior, mais rápido o resfriamento e melhor será a manutenção da temperatura.
  • Eficiência energética: potência medida em Watts (W) que indica o quanto de energia o aparelho consome por hora.
  • Peso: o peso do eletrodoméstico influencia bastante quando se trata de produtos portáteis, afinal, quanto mais leve, mais prático será transportá-lo entre ambientes.
  • Custo-benefício: os benefícios reais do aparelho devem ser coerentes com o seu preço.

Mas, antes de partirmos para os detalhes de cada modelo, é importante que você saiba qual potência o seu ar condicionado portátil deve ter. Como fazer isso? É simples e a gente explica tudo para você, confira:

Com calcular a potência ideal do seu ar condicionado portátil?

Para que o aparelho consiga resfriar de forma eficaz e deixar a temperatura ambiente como você deseja, é preciso levar alguns fatores em contar para estimar a potência que ele deve ter.

Devemos lembrar que, por ser um aparelho portátil, traz a sensação de que seu desempenho será o mesmo em todos os ambientes, porém, não é assim. Então, faça este cálculo se baseando no principal cômodo a ser utilizado.

A potência do ar condicionado é medida em BTU (unidade térmica britânica) e, para descobrir a potência ideal do aparelho, existe o cálculo de BTU. Aprenda:

  1. Tamanho do Cômodo: calcule o tamanho do cômodo em metros quadrados. Para cada m² acrescente 600 BTUs. Por exemplo, para um escritório de 12m² serão 7.200 BTUs.
  2. Número de Pessoas: Para cada pessoa adicional no ambiente, acrescente mais 600 BTUs. No seu escritório trabalham você e mais duas pessoas, por exemplo. Neste caso, serão mais 1.200 BTUs.
  3. Equipamentos Eletrônicos: Para cada equipamento eletrônico presente no ambiente, acrescente mais 600 BTUs. Seguindo o exemplo, colocaremos um computador para cada pessoa e uma televisão. Então, serão quatro equipamentos eletrônicos, totalizando 2.400 BTUs.
  4. Exposição ao sol: se o cômodo em questão fica exposto ao sol, acrescente mais 800 BTUs. A nível de exemplo, colocaremos que o escritório esteja exposto ao sol.

Então, vamos à soma:

7.200 + 1.200 + 2.400 + 800 = 11.600 BTUs

Resultado: para o escritório com as características colocadas nos exemplos acimas, a potência ideal do ar condicionado portátil será de 11.600 BTUs ou acima disso.

Cálculo feito? Então, agora sim, podemos conhecer em detalhes os melhores aparelhos de ar condicionado disponíveis no mercado, confira:

Olimpia Splendid

Olimpia Splendid - Dolceclima Silent 12

Com 12000 BTUs de potência de refrigeração, este modelo está cotado como uma das melhores escolhas de ar-condicionado portátil. A vasão de ar máxima chega a 355m³/h, garantindo boa eficiência no tempo de resfriamento do ambiente. Além disso, apresenta a tecnologia Blue Air, que garante a difusão rápida e homogênea do ar frio.

Possui modo Auto, que ajusta o resfriamento de acordo com a temperatura ambiente. Ainda apresenta o modo Sleep e as funções Ventilação (com três velocidades), Desumidificar e Turbo. Todas os modos e funções podem ser acionados em seu painel digital ou pelo controle remoto multifuncional.

Utiliza 0,17kg do gás refrigerante R410A, que é muito eficaz e eco-friendly. Um detalhe deste aparelho é a ausência do reservatório, pois ele elimina de forma automática o líquido gerado pela condensação, adicionando mais praticidade ao seu dia a dia.

Régua e tubo para instalação estão inclusos.

Detalhes Técnicos

  • Peso: 28,5kg
  • Potência: 12000 BTUs
  • Vasão de ar: 355m³/h
  • Voltagem: 127v ou 220v

DeLonghi

DeLonghi Pinguino - PAC 120

O ar-condicionado portátil PAC AN120 da marca DeLonghi possui uma das melhores eficiências energéticas com 1060W de potência na versão 220v, um valor de consumo que chama a atenção, principalmente por se tratar de um aparelho com 12000 BTUs.

Com seu moderno sistema de condensação não é necessário adicionar ou retirar água do aparelho, ou seja, o PAC120 não possui reservatório, permitindo que seu design seja compacto e adequado para todo tipo de ambiente.

Apresenta painel de display digital onde é possível acessar suas funções e opções de modos, que também podem ser acionados pelo controle remoto.

O equipamento conta com as funções extras de ventilação, ventilação automática, desumidificação e timer 24h.

Acompanha réguas adaptadoras de janela e tubo para saída de ar quente de 1,2m de comprimento e 13cm de diâmetro.

Detalhes Técnicos

  • Peso: 30kg
  • Potência: 12000 BTUs
  • Vasão de ar: 250 - 350m³/h
  • Voltagem: 127v ou 220v

Philco

Ar-Condicionado Portátil Philco PAC12000QF5 Quente/Frio

Este modelo de ar-condicionado portátil da marca Philco, promete um ambiente confortável, fresco e saudável. Suas principais funções são: resfriar, ventilar, aquecer, desumidificar e purificar.

Além disso você pode selecionar os diferentes modos que o aparelho oferece. No modo Dormir, por exemplo, ele refresca o ambiente e reduz sua operação gradativamente, desta forma, ele garante uma noite de sono confortável com menor consumo de energia. Já o modo Oscilação, otimiza a distribuição de ar para aumentar a refrigeração do ambiente.

Possui painel digital intuitivo e controle remoto. Apresenta filtro antibacteriano para uma purificação do ar mais eficiente, que pode ser removido facilmente para limpeza.

Utiliza o gás R410A, que é atóxico, não inflamável e agride menos a camada de ozônio.

Acompanha réguas adaptadoras e tubo de saída de ar quente.

Detalhes Técnicos

  • Peso: 25kg
  • Potência: 12000 BTUs
  • Vasão de ar: não informado pela marca
  • Voltagem: 127v ou 220v
image description

LG

Ar Condicionado Portatil Dual Inverter LG Voice 14000 BTUs Frio 127V LP1419IVSM.EC1AAMZ

Comparado aos modelos vistos até aqui, este é um aparelho com maior capacidade de resfriamento (14000 BTUs) e altamente tecnológico. Claro, fatores estes que vão resultar em um preço mais alto também.

Numa visão geral, ele possui 3 funções principais: resfriar, ventilar e desumidificar. Porém, possui tecnologias que atuam em seu melhor desempenho. A principal delas está em seu compressor, que é Dual Inverter. Ele atua reduzindo a vibração e garantindo estabilidade ao compressor, resultando em um menor consumo de energia, mais eficácia na refrigeração e diminuindo consideravelmente o ruído.

Possui painel digital intuitivo, controle remoto e conta com o app LG ThinQ, onde você pode controlar totalmente o seu aparelho diretamente do celular. Além disso, é compatível com o Google Assistente, que permite controle por comando de voz.

O aparelho já vem com kit instalação.

Detalhes Técnicos

  • Peso: 35,2kg
  • Potência: 14000 BTUs
  • Vasão de ar: não informado pela marca
  • Voltagem: 127v

Elgin

Elgin - Eco Cube 9000 btus

Este é o modelo de ar-condicionado portátil mais simples da nossa lista, porém, é um bom aparelho para quem procura mais conforto em momentos específicos como, por exemplo, durante o sono.

Por ter apenas 9000 BTUs, é recomendado para espaços menores. É um aparelho acessível e descomplicado, suas funções vão direto ao ponto: resfriar, ventilar e desumidificar.

Um destaque desse aparelho é sua vasão de ar de 313m³/h na versão de 127v. Valor maior do que em alguns modelos com mais potência de refrigeração.

Todas elas podem ser acessadas pelo painel digital do aparelho ou pelo controle remoto. Possui aletas ajustáveis, proporcionando mais eficiência na distribuição do ar frio no ambiente.

Acompanha kit instalação com três réguas e um duto flexível.

Detalhes Técnicos

  • Peso: 25kg
  • Potência: 9000 BTUs
  • Vasão de ar: 313m³/h
  • Voltagem: 127v ou 220

Conclusão

Levando em conta os prós e contras de um aparelho, aliados às suas necessidades, acreditamos que uma compra satisfatória está sempre acompanhada de boas informações.

Sendo assim, esperamos que nossas dicas e sugestões possam garantir que você escolha o ar condicionado portátil ideal. Boa compra!