Os 5 Melhores Projetores de 2024

Procurando uma alternativa para assistir filmes ou ter a experiência de jogos em telas grandes, com qualidade de imagem? Então, conheça a nossa lista com os melhores projetores do mercado!

ProjetorX

Os projetores saíram do universo escolar e empresarial para chegar à casa dos consumidores e se tornarem uma excelente alternativa para levar a sensação de tela de cinema para a sua sala.

São vários os modelos e tecnologias disponíveis que dão cada vez mais qualidade de imagem aos projetores, o que pode fazer a escolha do aparelho ideal uma tarefa difícil.

Para te ajudar a fazer a melhor escolha para o tipo de uso que você pretende fazer do seu novo projetor, elaboramos dicas infalíveis para você não errar na compra e selecionamos os 5 melhores modelos disponíveis no mercado para você conferir.

Imagem Projetor Preço
Optoma
Projetor Optoma HD28HDR Full HD 1080p
Projetor Optoma HD28HDR Full HD 1080p Ver preço
Epson
EPSON Projetor Powerlite E20 - XGA - HDMI
EPSON Projetor Powerlite E20 - XGA - HDMI Ver preço
Multilaser
Smart Screen Linux Com Função Projetor Multilaser - PJ003
Smart Screen Linux Com Função Projetor Multilaser - PJ003 Ver preço
BETEC
Mini Projetor Led Portatil - Betec BT810 - Bluetooth
Mini Projetor Led Portatil - Betec BT810 - Bluetooth Ver preço
Epson
EpiqVision EF-12 Projetor Epson Portátil Streaming Laser
EpiqVision EF-12 Projetor Epson Portátil Streaming Laser Ver preço

O que é um projetor

Os projetores são uma ferramenta versátil que pode ser utilizada para projetar imagens, vídeos ou apresentações visuais em superfícies maiores como uma tela de projeção ou uma parede, ampliando consideravelmente a imagem que está sendo visualizada.

Escolhendo o melhor projetor

Antes de saber todas as características para escolher um bom projetor, você precisa pensar no local e no tipo de uso que pretende fazer do aparelho. E, com tantas opções no mercado, é preciso analisar algumas informações sobre o equipamento antes de realizar a compra. Então, vamos lá!

Tipos de projetor

Você vai encontrar projetores com tecnologias diferentes que vão interferir diretamente na nitidez, resolução e qualidade da imagem. Entre elas destacamos:

- LCD e 3LCD: utilizam cristal líquido para combinar pixels abertos e fechados o que proporciona imagens mais nítidas e cores reais. Entretanto, projetores que utilizam este tipo de tecnologia são recomendados para locais internos e mais escuros. Por isso, verifique se o local em que você pretende instalar o projetor proporciona o ambiente necessário para ter a melhor imagem.

- DPL: esta tecnologia faz o processamento digital da luz, por meio de peças móveis sincronizadas que giram o disco de cores em alta velocidade gerando um visual de cores e tons de cinza. É comum encontrar esta tecnologia tanto em projetores profissionais quanto nos de uso doméstico, o que faz com que possa ser encontrado em várias faixas de preço.

- LED: os projetores que utilizam esta tecnologia são mais duráveis e apresentam uma vantagem em relação ao outros – não exigem a troca de lâmpada – o que elimina um custo alto na manutenção deste tipo de aparelho. Além disso, eles são mais leves e menores facilitando o transporte e o seu uso em vários locais. A alta qualidade destes modelos faz com que sejam boas opções para a projeção de filmes e jogos.

Tipos de resolução

É impossível falar de qualidade de imagem sem falar de resolução. Esta característica esta diretamente ligada a qualidade da exibição e por isso precisa ser observada com cuidado na hora de escolher o seu projetor.

São várias as opções disponíveis no mercado e tudo vai depender do tipo de uso que você vai fazer do aparelho.

Para projeção de filmes e jogos, por exemplo, dê preferência para aparelhos que oferecem resolução HD ou WVGA. Se quer uma exibição ainda melhor, opte por modelos com resolução Full HD ou 4K.

Em compensação, se o que você precisa é de um projetor para apresentações mais simples, aparelhos com resolução SVGA e XGA vão te atender muito bem.

Em todos os casos, uma informação importante que precisa ser verificada é se a resolução do equipamento é nativa, caso contrário, a qualidade da imagem pode ser prejudicada.

Proporção de tela

Para uma experiência ainda melhor de exibição, escolha projetores que ofereçam uma proporção de tela 16:9 (widescreen), que é ideal para filmes, jogos ou para assistir o seu programa ou série favoritos.

Também é possível encontrar modelos com proporção de tela 4:3, que são mais indicados para apresentações de slides.

Se o que você precisa é de versatilidade, escolha um equipamento que proporcione os dois formatos.

Projetor2

Visibilidade da projeção

Para não se arrepender e ter um projetor que ofereça boa visibilidade de projeção em qualquer lugar, não economize no brilho que o equipamento pode entregar. Para saber se o projetor que está escolhendo é compatível com o que você precisa, observe a quantidade de lúmen do dispositivo. Quanto maior a quantidade de lúmens melhor a visibilidade da projeção.

Vale lembrar que é possível diminuir o brilho de um projetor, mas é impossível aumentar a capacidade que ele já oferece de fábrica. Por isso, tenha em mente que para ambientes menores e com pouca luminosidade, modelos com até 2000 lúmens podem ser suficientes, mas se o que você precisa é de um aparelho que possa ser usado em qualquer lugar, inclusive ambientes externos, escolha modelos com pelo menos 4000 lúmens.

Cores e taxa de contraste

Para uma imagem mais nítida e com cores vivas escolha projetores com uma boa taxa de contraste. Quanto maior for esta taxa, melhor será a imagem projetada.

Outro aspecto que precisa ser analisado é a fidelidade de cores para garantir imagens mais vivas e vibrantes.

Tipos de conexão

Não adianta comprar o melhor projetor disponível no mercado se ele não tiver o tipo de conexão compatível com o seu notebook ou computador, por exemplo. Entre os tipos de conexão disponíveis os mais utilizados são o HDMI e USB, mas também podem ser encontrados aparelhos com portas para cartão SD ou até mesmo cabo VGA.

Projetores mais modernos oferecem, também, conexão sem fio, que pode ser via bluetooth ou Wi-fi, que permitem que você conecte seu celular ou outros dispositivos, além de dispensar o uso de fios, o que pode ser bastante incômodo em algumas situações.

Existem ainda modelos que vem com recursos de smart TV integrados para você desfrutar de apps de streamig, por exemplo.


Agora que você já conhece tudo o que precisa para fazer a melhor escolha e está pronto para fazer a opção ideal para o seu tipo de uso, confira a nossa seleção com os melhores projetores disponíveis no mercado.

Top 5: melhores projetores

Projetor Optoma HD28HDR Full HD 1080p - 1

Optoma

Projetor Optoma HD28HDR Full HD 1080p

Em primeiro lugar da nossa lista está o projetor DLP da Optma que vai transformar o seu ambiente em uma sala de cinema. Sua resolução Full HD, com brilho de 3600 lúmens e contraste dinâmico de 50.000:1, garantem uma qualidade de imagem surpreendente tanto para exibição de filmes como para uma experiência incrível durante os jogos.

Ele possui, ainda, três tipos de conectividade – HDMI, USB e RCA –, alto-falantes embutidos de 3 watts, uma saída de áudio externo de 1/8” para conexão com sistema de alto-falantes externos e controle remoto.

Versátil ele pode tanto ser transportado com facilidade, já que pesa apenas 2,8 Kg, como instalado no teto para otimizar o seu espaço.

Prós:
- Resolução Full HD
- Taxa de contraste alta
- Brilho de 3600 lúmens

Contras:
- Não possui conectividade sem fio

EPSON Projetor Powerlite E20 - XGA - HDMI - 1

Epson

EPSON Projetor Powerlite E20 - XGA - HDMI

Para o segundo lugar da nossa seleção, escolhemos uma excelente alternativa para quem pretende fazer o uso do projetor em salas de aula ou em apresentações corporativas, com bom custo-benefício.

O modelo Powerlite da Epson, é equipado com tecnologia 3LCD e possui 3400 lúmens. Além disso ele vem com alto-falante integrado de 5 watts, conectividade HDMI e função Keystone, que corrige e configura as projeções.

Indicado para uso em salas de apresentação ele apresenta resolução nativa XGA e proporção de tela 4:3, o que garante imagens de qualidade na projeção.

Prós:
- Bom custo-benefício
- Brilho de 3400 lúmens
- Alto-falante de 5 watts

Contras:
- Projeta apenas com proporção 4:3

Smart Screen Linux Com Função Projetor Multilaser - PJ003 - 1

Multilaser

Smart Screen Linux Com Função Projetor Multilaser - PJ003

Chegando no terceiro lugar da nossa lista, temos o projetor com tecnologia LED da Multilaser, que oferece um excelente custo-benefício para quem quer um aparelho para assistir filmes ou fazer projeções a partir do celular.

Com 2200 lúmens, este modelo ainda oferece sistema digital Keystone, ampla conectividade: Wi-Fi, HDMI, VGA e USB, alto-falante integrado de 5 watts, resolução nativa HD com proporção 16:9, e lâmpada que suporta até 30 mil horas de exibição.

Prós:
- Ampla conectividade
- Excelente custo-benefício
- Lâmpada de boa durabilidade

Contras:
- Oferece apenas projeção frontal
- Baixo contraste

Mini Projetor Led Portatil - Betec BT810 - Bluetooth - 1

BETEC

Mini Projetor Led Portatil - Betec BT810 - Bluetooth

Em quarto lugar apresentamos o mini projetor LED da BETEC. Recomendado para uso em ambientes mais escuros, este projetor possui 1200 lúmens, lâmpada com durabilidade entre 20 e 30 mil horas e projeta até 120 polegadas.

Além disso, ele oferece dois tipos de proporção de tela – 4:3 e 16:9 –, taxa de contraste 1500:1, alto-falante integrado de 1 watt e saída para fone de ouvido.

Sua versatilidade está na leveza do aparelho, que pesa apenas 900 g, no seu design compacto, nas opções de projeção que podem ser tanto frontal quanto traseira e no fato de ser um equipamento bivolt, o que permite que seja ligado em qualquer voltagem.

Prós:
- Baixo custo
- Compacto e leve
- Várias formas de projeção

Contras:
- Possui apenas 1200 lúmens
- Resolução levemente baixa

EpiqVision EF-12 Projetor Epson Portátil Streaming Laser - 1

Epson

EpiqVision EF-12 Projetor Epson Portátil Streaming Laser

Em quinto lugar, mas ainda oferecendo a qualidade Full HD de imagem, temos o modelo streaming da Epson.

Com tecnologia 3LCD ele traz a experiência da Android TV integrada, com conexão sem fio para você acessar seus conteúdos de streaming favoritos em uma projeção que chega até 150 polegadas.

Além disso ele é leve e compacto, permitindo que você o utilize em vários ambientes.

Seus 3600 lúmens proporcionam o equilíbrio ideal entre a luz branca e a colorida, deixando a projeções mais vivas e com qualidade.

Outro diferencial deste modelo é o sistema de som integrado da Yamaha com alta potência e conectividade bluetooth, o que permite o uso como alto-falante independente.

Prós:
- Resolução nativa Full HD
- Sistema de som exclusivo
- Alta taxa de contraste

Contras:
- Preço alto
- Apenas projeção frontal


Com todas estas dicas ficou bem mais fácil escolher o projetor certo para o seu tipo de uso, seja profissional ou em momentos de lazer. Seja qual for a sua escolha, lembre-se de considerar todas as informações do nosso guia de melhores projetores.