Melhores Home Theaters: Top 7 de 2024

Leve o cinema para dentro da sua casa com um dos melhores home theaters do mercado. Mas, antes, saiba quais são as opções disponíveis!

Home Theater

Passe o tempo que for, o cinema é um dos passatempos preferidos de muita gente. Nada melhor que assistir a bons filmes com uma pipoquinha de companhia. A boa notícia é que, hoje, com novas tecnologias de imagem e áudio, é possível até levar a sétima arte para o conforto de nossas casas – e o home theater é o grande aliado dos amantes das telonas.

Mas o que é um home theater? Como o próprio nome indica, é um sistema de som responsável por melhorar a qualidade do áudio que sai da TV ou do projetor, deixando-o mais próximo ao do cinema. O aparelho conta com speakers que, quando bem posicionados, possibilitam uma verdadeira experiência imersiva no conteúdo audiovisual.

A seguir, vamos conhecer os mais indicados e descobrir como encontrar o modelo ideal para a sua casa!

Imagem Home Theater Preço
LG
LG Home Theater Sound Bar QP5W Eclair
LG Home Theater Sound Bar QP5W Eclair Ver preço
YAMAHA
Yamaha NS-P41 5.1 Sistema de Altofalante Home Theater
Yamaha NS-P41 5.1 Sistema de Altofalante Home Theater Ver preço
Onkyo
Onkyo HOME THEATER HTS-3910 5.0 DOLBY ATMOS, Preto
Onkyo HOME THEATER HTS-3910 5.0 DOLBY ATMOS, Preto Ver preço
Pioneer
Pioneer Sistema Home Theater 5.1 HTP-076
Pioneer Sistema Home Theater 5.1 HTP-076 Ver preço
Samsung
Soundbar Samsung HW-Q990C,Wireless Dolby Atmos, Sincronia Sonora, Alexa integrado - Preto
Soundbar Samsung HW-Q990C,Wireless Dolby Atmos, Sincronia Sonora, Alexa integrado - Preto Ver preço
JBL
JBL, Soundbar, Cinema SB170, Bluetooth - 2.1 Canais
JBL, Soundbar, Cinema SB170, Bluetooth - 2.1 Canais Ver preço
Sony
Soundbar Sony HT-S40R
Soundbar Sony HT-S40R Ver preço

Os 3 tipos de home theaters

Para quem não entende muito a engenharia de som, aqui vale um adendo. Por ser um sistema, o home theater costuma ser composto por algumas variáveis, como:

  • caixas acústicas: são as responsáveis por difundir o áudio pelo espaço
  • receiver: é o módulo que distribui o som para as caixas acústicas;
  • subwoofer: talvez o grande protagonista, é o que garante os tons mais graves.

Outra questão mais técnica que influencia na qualidade de áudio são os canais de áudio. Por exemplo, no 2.1, geralmente de dois alto-falantes e um subwoofer, temos um som de alta fidelidade, ideal para ouvir shows, clipes e outros conteúdos musicais.

Já o 5.1 é para quem procura o som de cinema. Dá para ligar até cinco canais de áudio diferentes, com cinco alto-falantes (dois para frente, dois para trás e um central) e um subwoofer. Quando falamos em surround, é sobre esse sistema a qual nos referimos. Então, está presente na maioria dos home theaters de alta qualidade.

Ainda há outras configurações que você pode encontrar, inclusive de altíssima tecnologia, como o Dolby Atmos – que geralmente é representado por três números (por exemplo, 5.1.2). Mas, em consequência, quanto maior a qualidade do áudio, mais o home theater custará ao seu bolso.

Com tudo isso em mente, conheça agora os tipos de home theater disponíveis no mercado!

Home Theater in-a-box (HTIB)

Este modelo está entre os modelos mais comuns de home theater escolhidos pelas pessoas. Ele é composto por um kit com todos os dispositivos necessários – como mencionamos, caixas acústicas, receiver e subwoofer. É bem indicado para quem não entende muito de configurações e já quer levar para casa tudo em um combo.

Por isso mesmo, também é mais fácil de instalar. Além disso, costuma se adaptar melhor a ambientes domésticos, como a sala de TV.

Soundbar

A barra de som é um aparelho que costuma ser fino, discreto e querido por muita gente para potencializar o áudio da TV. Mas, são indicados para ambientes menores, por conta da limitação da distribuição das ondas sonoras.

Uma boa opção para um upgrade é aliá-lo a um subwoofer. Inclusive, é o que muitas marcas têm feito para vender esse tipo de home theater de forma mais completa aos consumidores.

Modular

Se você entende um pouco mais sobre esse assunto e quer montar o home theater com os melhores dispositivos de diferentes marcas, opte pelo modular. Nesse caso, são compras diferentes.

O receiver é separado das caixas acústicas e, por isso, a instalação costuma ser mais complicada. Para lugares mais amplos, que pedem aquela potência grande, é o sistema ideal. Também costuma ter o preço maior, comparado aos outros modelos integrados.

Home Theater2

Melhores home theaters: como escolher

Antes de saber qual é o melhor home theater em custo-benefício e outros fatores, fica uma pergunta muito importante: você sabe o que o aparelho precisa para atender às suas expectativas?

Nos próximos tópicos, listamos os principais atributos e informações a se considerar antes de comprar o seu. Confira!

Tamanho do ambiente e potência

Assim como os aparelhos de ar-condicionado, a disposição do espaço influencia complementarmente na escolha do home theater. Então, chegou a hora de você medir o ambiente em que vai turbinar com o som surround. Tenha em mente que lugares menores não comportam um som muito potente, sob o risco de deixá-los desagradáveis de se ficar.

Quesitos como pé direito muito alto e o tratamento acústico prévio também entram no cálculo, não se esqueça deles! Mas de um modo geral, valem as seguintes sugestões:

  • Até 15m2: 500 W RMS ou menos;
  • De 15 a 25m2: até 1.000 W RMS;
  • Maior que 25m2: acima de 1.000 W RMS.

Número de caixas

É importante entender que a quantidade de caixas é o que define a distribuição do som pelo ambiente. Naturalmente, quanto maior for esse espaço, mais caixinhas serão necessárias para compor o seu sistema de som.

Conexões

Para garantir o upgrade na qualidade do som do seu streaming ou mesmo dos canais da TV, é importante conectar o home theater ao televisor. Mas, isso não é uma tarefa difícil, dependendo das conexões que o aparelho oferece. Então, antes de escolher o seu, vale conferir o número de portas, como HDMI, USB, etc da sua televisão.

Os aparelhos wireless e com bluetooth são uma excelente alternativa para quem deseja um ambiente mais minimalista, sem muitos fios à mostra. E essas conexões precisam ser de qualidade para não prejudicar a experiência com o som.

Funcionalidades extras

Um bom exemplo disso é o blu-ray, que conquista uma imagem de altíssima resolução para seus filmes e séries. Mas, considere que hoje muitos serviços de streaming já contam com 4K nas produções, de forma mais acessível e descomplicada que comprar a mídia física nesse formato de alta qualidade. Avalie se é uma funcionalidade essencial para você!

Por outro lado, se você quer um aparelho que, além de potencializar o áudio no dia a dia, contribua para a socialização entre amigos e familiares, já existem modelos de home theater com karaokê. Assim, dá para fazer aquela festa animada sem sair de casa!

Top 7 home theaters

São muitos detalhes que compõem esse equipamento, não é mesmo? Mas agora chegou a hora de escolher! Vamos descobrir qual o melhor home theater em custo-benefício, utilidade, potência, entre outros quesitos.

LG

LG Home Theater Sound Bar QP5W Eclair

Este pode ser apenas um soundbar, mas certamente levará você aos cinemas sem sair de casa. Com uma potência de 320W RMS e 3.1.2 canais, ainda tem qualidades como a sincronia com conteúdos 4K (HDR e Dolby Vision), conexão bluetooth e um design minimalista em branco – diferente da maioria dos dispositivos comercializados hoje.

Considerando que o soundbar da Samsung tem a tecnologia Dolby Atmos de distribuição de som, pode ser considerado um dos aparelhos com ótimo custo-benefício. Apesar de compacto, ele conta com um subwoofer bidirecional que proporciona um áudio com baixa distorção e menos trepidações.

Yamaha NS-P41 5.1 Sistema de Altofalante Home Theater - 1

YAMAHA

Yamaha NS-P41 5.1 Sistema de Altofalante Home Theater

Este home theater da Yamaha é um kit de alto-falantes com 6 peças, composto pelos speakers centrais, o surround, os frontais e um subwoofer. Com canal 5.1, é ideal para conectar na sua sala de TV, com uma potência de 100 W.

O design é bem tradicional, e você consegue montar da forma que se adaptar melhor ao cômodo, inclusive com aberturas de fechadura para ir na parede. Além disso, por ser um sistema de caixas acústicas, ele pode ser conectado a um receiver de outras marcas para deixar o seu cinema ainda mais imersivo.

Onkyo HOME THEATER HTS-3910 5.0 DOLBY ATMOS, Preto - 1

Onkyo

Onkyo HOME THEATER HTS-3910 5.0 DOLBY ATMOS, Preto

Este talvez seja um dos melhores home theaters que você vai encontrar em termos de qualidade. O aparelho é completo, contando com um alto-falante central/frontal, quatro speakers, um receiver e um subwoofer. Como a marca promete, é uma verdadeira experiência em flexibilidade de som puro.

Muito do destaque desse home theater vai para a reprodução em Dolby Atmos, por meio de 3.1.2 canais. Aliado ao DTS:X, o som atravessa os alto-falantes para levar você praticamente para dentro dos conteúdos. Já a potência do aparelho é de 445 W.

Pioneer

Pioneer Sistema Home Theater 5.1 HTP-076

Se você já procurou algo sobre sistemas de som, com certeza se deparou com alguma solução da Pioneer. Este home theater não é dos mais baratos, mas tem algumas boas vantagens que justificam o preço. Para começar, é um aparelho completo, que já vem com o receiver, o subwoofer, cinco caixas acústicas (frontal, central e surround) e até um controle remoto.

Com potência de 465 W e 5.1 canais, você consegue conectar o home theater ao leitor de blu-ray ou qualquer outro dispositivo compatível. As tecnologias de áudio presentes são Dolby Atmos e DTS: X, daquelas que todo mundo sonha para um som envolvente e imersivo. Além disso, pode ser conectado via bluetooth, diminuindo a necessidade de muitos fios.

Samsung

Soundbar Samsung HW-Q990C,Wireless Dolby Atmos, Sincronia Sonora, Alexa integrado - Preto

Que tal um sistema de som mais minimalista, mas com Dolby Atmos para uma imersão sonora cinematográfica? A Samsung tem esta boa opção de soundbar. Com 11.1.4 canais, o áudio vem praticamente de todos os ângulos, conectando os alto-falantes, o subwoofer e a barra de forma perfeita.

Com o SpaceFit Sound Pro, os sensores do soundbar, o campo sonoro é calibrado de modo a reconhecer o ambiente e se adequar a ele, otimizando os sons graves. Outras comodidades são o comando de voz, com Alexa integrada, a equalização automática e o Tap Sound. Com esta última funcionalidade, você só encosta seu celular e ele começa a reproduzir suas playlists.

JBL

JBL, Soundbar, Cinema SB170, Bluetooth - 2.1 Canais

Mas se você não quer ou não pode investir muito no momento, uma das opções boas e baratas é este soundbar da JBL. Ele tem potência de saída de 110 W RMS, composto pela barra de som com quatro drivers full range e o subwoofer sem fio.

Uma funcionalidade que vale a pena notar é o botão "Voice" no controle, que aumenta a clareza da voz dos conteúdos. Entre as tecnologias presentes estão a conexão bluetooth, o Dolby Digital, Optical e HDMI ARC.

Com uma potência de saída de 600 W, este soundbar da Sony é bastante reconhecido pela sua qualidade de som. O surround real de 5.1 canais é composto por um soundbar de três canais, um amplificador, duas caixas traseiras e um subwoofer, este último compartilhando a fonte de alimentação com a barra, para diminuir os fios.

Quem tem uma TV Sony Bravia ainda pode conectar o home theater a ela sem fios, deixando o ambiente mais elegante. Inclusive, as caixas traseiras têm abertura para montagem na parede para você ter liberdade de posicioná-las como for mais conveniente. Outro benefício é a configuração rápida, sem complicações e em poucos segundos.

Perguntas Frequentes | Home Theater

Qual a diferença entre Home Theater e Soundbar?

Embora tenham a mesma função, que é melhorar o som dos seus conteúdos audiovisuais, a diferença está na forma que o aparelho faz isso.

Por ser uma barra de som, o soundbar tem todos os elementos (alto-falantes, caixa de som, configuração e processamento) em um só aparelho. Já o home theater é um verdadeiro sistema de som, cujo receiver coordena as caixinhas para resultar em uma experiência imersiva com o áudio.

Qual Melhor Marca de Home Theater: Samsung, LG ou Sony?

Essas marcas têm alguns dos melhores home theaters disponíveis no mercado. Mas em termos de qualidade, a Sony costuma levar a melhor. Já na relação melhor custo-benefício, a LG tem boas opções.

O que é potência RMS?

Chamada Root Mean Square (raiz média quadrada), é a medida que considera a média de potência a qual o aparelho consegue atingir em determinado tempo.

Qual a potência de um bom home theater?

Depende do espaço em que você deseja colocá-lo. Considere até 500 W RMS para locais de até 15m2, de 1.000 W RMS para até 25 m2 e os mais potentes para salas maiores que isso.


Agora que você já conhece os melhores modelos de home theater do mercado e descobriu tudo o que precisa para fazer a melhor escolha, desfrute do melhor som e leve a diversão do cinema para a sua casa!