Como Escolher a Melhor Geladeira Para Você

Chegou hora de comprar uma geladeira? E agora?

Pensando em colaborar nesse momento importante, preparamos este artigo para que você possa ter as principais informações na hora de escolher a geladeira ideal.

Mas a pergunta que não quer calar é: qual a geladeira ideal?

Bom, a geladeira ideal é aquela que atende suas necessidades! E isso depende de alguns fatores, mas o mais relevante é a quantidade de pessoas que o eletrodoméstico irá atender. Diante disso, nosso artigo se inicia com a capacidade da geladeira e, então, adiante falaremos de características funcionais e alguns detalhes que podem fazer a diferença quando se trata de conforto e praticidade do dia a dia.

Vamos lá?



Capacidade

A capacidade de uma geladeira determina o seu espaço interno, ou seja, sua capacidade de armazenamento. Mensurada em litros, a capacidade deste aparelho pode variar entre 220 e 600 litros. Essa é a variável mais comum no mercado brasileiro, mas existem capacidades abaixo dos 220L, que consideramos como frigobar e, claro, há aquelas acima de 600 litros, mas que são incomuns e nada acessíveis.

É bom lembrar que a capacidade de uma geladeira é sempre menor do que o anunciado. E não é por mal, isso acontece porque a capacidade anunciada leva em conta as dimensões internas do aparelho sem levar em conta as prateleiras e suportes existentes em seu interior. Então, por via das dúvidas, é sempre bom ter isso em mente na hora da escolha!

Por que é importante se atentar à capacidade da geladeira?

A capacidade de uma geladeira deve ser equivalente à quantidade de alimentos e itens que você deseja manter resfriado. Sendo assim, nossa dica é a seguinte:

Capacidade de 300 litros ou menos: ideal para pessoas que moram sozinhas

Capacidade entre 300 e 400 litros: atende de 2 a 3 pessoas

Capacidade de 400 litros ou mais: ideal para casas onde residem acima de 4 pessoas

Frost Free

Agora que já sabemos a importância da capacidade da geladeira, precisamos falar sobre a função Frost Free. Só quem precisou descongelar uma geladeira sabe a praticidade desta função. Quando o gelo toma conta do congelador é preciso desligar a geladeira (perdendo o resfriamento de todos os alimentos em seu interior), esperar tudo desgelar, aquele monte de água escorrendo e vários truques pra adiantar o processo, como colocar o ventilador ligado de frente pro congelador. Uma trabalheira e muita dor de cabeça!

Bom, com a função Frost Free nada disso é preciso por apenas um motivo: o congelador não cria camada de gelo! Esta tecnologia consiste em um sistema que permite a circulação bem distribuída de ar gelado e sempre renovado no interior do congelador sem que haja formação de gelo. Desta forma, tudo que estiver em seu interior estará congelado de forma homogênea. Outra vantagem da não formação de camada de gelo é que ela não ocupará espaço dentro do congelador, permitindo que saibamos de forma exata a capacidade de armazenamento que possuímos.

Então, se pudermos dar um conselho, escolha uma geladeira que tenha essa função, certamente não é frescura e não irá se arrepender!

Quantidade de portas

As geladeiras também podem ser escolhidas de acordo com a quantidade de portas. Esta característica comumente está ligada à sua capacidade de armazenamento. Neste quesito temos algumas opções bem interessantes que podem ir além das nossas necessidades, mas que nos satisfazem em comodidade, praticidade e – por que não? – ainda podem trazer mais estilo para nossa cozinha. Confira:

1 porta

É comum que esta geladeira gere dúvidas quanto à existência de compartimento do congelador. E a resposta é: sim! O congelador fica na parte interna no aparelho e possui porta independente. Esta característica é comum em geladeiras de menor capacidade, entre 220 e 350 litros e é ideal para quem mora sozinho ou que compartilha o aparelho com no máximo mais uma pessoa.

Duplex (2 portas)

A geladeira Duplex é o modelo mais comum e com maior número de opções no mercado. Ela possui duas portas e, tradicionalmente, é composta pelo freezer na parte superior e o refrigerador logo abaixo. Este modelo possui o freezer mais espaçoso do que as geladeiras de 1 porta. A Duplex é ideal para atender a demanda de 3 pessoas acima, pois os modelos mais comuns são aqueles com a capacidade acima de 300 litros ou mais.

Há modelos Duplex com capacidades menores que atendem apenas 1 pessoa, o critério aqui é o custo benefício, pois se compararmos uma geladeira Duplex com uma geladeira de 1 porta, a diferença no preço é considerável. Sendo assim, mais uma vez, sua escolha deve ser de acordo com as suas necessidades e condições!

Duplex Inverse (2 portas)

O modelo Duplex Inverse são geladeiras também de duas portas, porém o freezer fica na parte inferior e o refrigerador na parte superior. Com o freezer na parte de inferior facilita bastante o acesso aos itens congelados. Talvez não seja o melhor modelo para casas com crianças, já que pode dificultar o acesso à alimentos no refrigerador por causa da altura em que estão.

A geladeira Inverse tem um custo mais alto, mas nada exorbitante. Este modelo é mais comum em geladeiras de capacidade acima de 300 litros, ideal para residências com 3 pessoas ou mais.

Side by Side

As geladeiras Side by Side possui 2 portas também. Mas como sugere o nome, as portas são “lado a lado”, ou seja, são duas portas verticais que estão uma ao lado da outra. A divisão das portas é a mesma: 1 para o freezer e outra para o refrigerador. Neste modelo o freezer é bem maior e possui design que facilita a organização dos congelados. Desta forma é ideal para quem precisa congelar uma quantidade maior de alimentos.

As geladeiras Side by Side são aparelhos mais robustos e com maior capacidade de armazenamento, normalmente acima dos 500 litros. Em sua maioria possuem dispenser de água e gelo na porta (quesito que explicaremos mais a diante). Suas características são ideais para atender 4 ou mais pessoas.

French Door

As geladeiras French Door possuem 3 portas: das portas verticais lado a lado na parte superior e o freezer na parte inferior. As vantagens de uma geladeira French Door são inúmeras. Além do seu generoso espaço interno, seu design facilita a organização dos alimentos. Este modelo é o mais moderno do mercado, pois possui tecnologia de ponta e funções inovadoras. A French Door é a escolha ideal para residências com grande número de pessoas, afinal, é bem difícil encontrar modelos com menos de 540 litros de capacidade. Claro, tudo isso tem um preço e por isso a geladeira French Door é também o modelo mais caro entre as opções.

Escolhi o modelo. E agora?

Depois que a escolha do modelo foi feita, nos resta atenção às funcionalidades que desejamos. Tendo em vista que, quanto mais funções e tecnologias maior o preço a ser pago, agora a escolha é de acordo com o orçamento. Sendo assim, vamos listar algumas funções que podem ser bem interessantes! Confira:

Dispenser de água: quem nunca jogou par ou impar para ver de quem era a vez de encher os jarros de água da geladeira? E quem mora sozinho? Pois então, o dispenser de água veio para facilitar o nosso dia a dia. Ele é aquela “janelinha” na porta da geladeira onde podemos pegar água gelada sem precisar abrir a geladeira toda hora. Mas o dispenser de água não se trata apenas de comodidade, esta função evita a abertura contínua da porta evitando que o ar quente entre no interior do aparelho e assim reduz o consumo de energia.

Dispenser de gelo: o dispenser de gelo é como o dispenser de água, mas a sua função é liberar gelo sem a necessidade de abrir o freezer. Algumas geladeiras mais modernas ainda oferecem opções de tipos de gelo, como: cubos gelo, gelo em escamas ou raspas de gelo.

Turbo freezer: esta função faz com que possamos gelar ou congelar alimentos e bebidas de forma mais rápida. Em geral, no congelador existe um compartimento onde o resfriamento fica mais potente assim que a função é acionada.

Inteligência Artificial: as geladeiras mais modernas e luxuosas possuem uma tela (geralmente de 20”) onde podemos ter acesso às várias funções que vão desde lista de compras, gerenciamento de alimentos (ótimo pra quem deixa comida passar da validade), acionamento de funções via comando de voz e até mesmo uma câmera interna que mostra o interior da geladeira e evita a abertura desnecessária da porta. Outras possibilidades também existem, como acessar redes sociais via wi-fi, integrar eletrodomésticos via bluetooth e acessar as funções da sua geladeira por meio do seu smartphone! Os modelos de geladeira com esta função são bem caras, seu preço pode equivaler ao de um carro popular.

Estas são as nossas dicas e informações para que você consiga encontrar sua geladeira ideal. Esperamos colaborar com sua melhor escolha!