Os 7 Melhores Fogões Cooktop de 2024

Quer deixar sua cozinha mais sofisticada e moderna? Encontre aqui dicas e informações importantes para escolher o melhor cooktop para seu lar.

Melhores Cooktops

O cooktop virou o queridinho dos brasileiros nos últimos anos. Com o conceito de ilhas ganhando cada vez mais as casas brasileiras, investir em um cooktop traz modernidade e praticidade para as cozinhas planejadas.

Por isso, a busca pelos melhores cooktops tem sido uma tendência no mercado atual. Mas, como saber a melhor opção?

Pensando em funcionalidade, estética e custo-benefício, preparamos uma seleção de excelentes alternativas para modernizar a sua cozinha, oferecidos por marcas de renome como Electrolux, Brastemp e Fischer.

Imagem Fogão Cooktop Preço
Brastemp
Cooktop a Gas Brastemp Ative! 05 Bocas - BDT85AE
Cooktop a Gas Brastemp Ative! 05 Bocas - BDT85AE Ver preço
Fischer
Cooktop 5 Bocas Fischer 1642
Cooktop 5 Bocas Fischer 1642 Ver preço
Brastemp
Cooktop a Gas Brastemp Ative com 04 Bocas, Acendimento Super Automatico e 02 Niveis de Potencia, Preto - BDT62
Cooktop a Gas Brastemp Ative com 04 Bocas, Acendimento Super Automatico e 02 Niveis de Potencia, Preto - BDT62 Ver preço
Fischer
Cooktop de Indução 4Q, Preto, 220v -  Fischer
Cooktop de Indução 4Q, Preto, 220v - Fischer Ver preço
Consul
Cooktop 5 Bocas A Gás Consul Facilite Cd075aeuna Com Acendimento Superautomático
Cooktop 5 Bocas A Gás Consul Facilite Cd075aeuna Com Acendimento Superautomático Ver preço
Electrolux
Cooktop a Gás Electrolux Mesa de Vidro com 04 Bocas Preto - KE4GP
Cooktop a Gás Electrolux Mesa de Vidro com 04 Bocas Preto - KE4GP Ver preço
Tramontina
Cooktop por Indução Tramontina Square Slider em Vitrocerâmico com 04 Bocas e Painel Touch Preto - 94751/221
Cooktop por Indução Tramontina Square Slider em Vitrocerâmico com 04 Bocas e Painel Touch Preto - 94751/221 Ver preço

5 características de cooktop para observar antes de comprar

  • Observar o tipo de acendimento do cooktop;
  • Avaliar o tamanho do cooktop em relação à cozinha e ao espaço;
  • Atenção ao acabamento do cooktop;
  • Quantidade de bocas necessárias;
  • Pensar na fonte de energia antes de executar o projeto;

Os diferentes modelos de Cooktop

Os diferentes tipos de aquecimento encabeçam a principal característica de um cooktop. Antes de ver mais detalhes dos equipamentos, que tal conhecer os diferentes tipos de acendedores? Confira!

Cooktop a gás

Modelo mais popular de cooktop no país, o equipamento tem o funcionamento similar aos fogões convencionais a gás. A principal característica desta opção está no custo-benefício e na ausência de qualquer restrição ao uso dos variados tipos de panelas.

Cooktop por indução

O modelo de cooktop por indução tem se destacado por sua característica moderna e segura. Funcionando com uma tecnologia em que o calor age diretamente para o alimento, o cooktop por indução possui o empecilho de ter como necessidade o uso de panelas com fundo magnético.

Cooktop elétrico

O cooktop elétrico possui uma superfície plana e sem a necessidade de grades, um detalhe que ajuda muito na limpeza do equipamento. Contando com uma resistência similar a de um chuveiro, este cooktop necessita de panelas de aço ou ferro para fazer o adequado uso.

cooktop (1)

Como escolher o melhor cooktop?

Os cooktops podem ter uma vasta variedade de tamanho, número de bocas, acabamento e, ainda, o seu tipo de acendimento, como já vimos anteriormente.

Portanto, é fundamental observar cada um dos detalhes antes de fazer a compra definitiva.

Existem cooktops de uma, duas, quatro e até mesmo de 5 acendedores. Por isso, é sempre importante avaliar, por exemplo, o tamanho da família e a frequência de uso.

Consequentemente quanto maior o número de bocas, maior o tamanho a ser ocupado pelo equipamento.

A dica é avaliar o espaço a ser instalado e também a possibilidade da acomodação da fonte de energia.

Além do tamanho, há ainda a questão do acabamento do produto. Ele pode ser de vidro, que é mais prático de limpar e resiste a possíveis choques térmicos.

Também pode ser de vitrocerâmicos, similares a vidros, mas mais atuais e tecnológicos, então um pouco mais raros.

Por fim, o de inox confere um padrão mais similar aos fogões convencionais.

Por falar nos modelos convencionais, qual a diferença do cooktop para os fogões tradicionais?

Bom, existem algumas distinções entre ambos, desde a funcionalidade e até mesmo nas questões que envolvem estética e espaço.

Cooktop vs Fogão tradicional: quais as diferenças?

Por que optar pelo cooktop ao invés do fogão tradicional? Bom, há muitas vantagens no equipamento que tem ganhado cada vez mais os lares no Brasil.

Primeiramente, o cooktop é mais moderno e agrega visualmente à cozinha. Esteticamente mais agradável, ele confere ainda uma facilidade maior para limpeza e organização do ambiente.

Além disso, o cooktop garante um melhor aproveitamento do ambiente em relação ao fogão, que ocupa muito mais espaço. Com isso, para cozinhas pequenas, a opção pelo cooktop faz muito mais sentido.

Por fim, é claro que o fogão até teria uma vantagem sobre o cooktop, que é o fato de agregar forno. Entretanto, nada impede a criação de um espaço para uma torre quente (microondas e forno elétrico um em cima do outro) mais bem alocada no ambiente.

Dessa forma, seja até mesmo na desvantagem em relação ao fogão convencional, o cooktop se sobrepõe ao eletrodoméstico, e ganha pontos para sua futura instalação nos lares brasileiros.

Os 7 melhores Cooktops do mercado

cooktop (2)

Conhecendo tudo o que envolve os melhores cooktops e as vantagens em relação ao fogão convencional, chegou a hora de conhecer as melhores opções deste equipamento no mercado.

Separamos sete opções dos melhores cooktops que encontramos e que podem agregar na sua cozinha, contando com as características mais procuradas atualmente. Veja!

Brastemp

Cooktop a Gas Brastemp Ative! 05 Bocas - BDT85AE

O conjunto faz a obra e não à toa abrimos a lista com o Cooktop Brastemp Ative BDT85AE. Reunindo as características necessárias para um equipamento de qualidade, o cooktop garante praticidade na limpeza e qualidade na chama.

Além disso, o modelo possui um total de 5 bocas, com três tipos diferentes de queimadores: três semi-rápidos, um rápido e uma quadrichama, fundamental para receitas que exijam maior potência.

Com um acabamento em vidro tempero, este cooktop é facílimo de limpar, graças aos botões removíveis. Com funcionamento a gás, a chama tem acendimento superautomático, bastando girar o botão para acionar a chama.

Como um dos principais modelos da fabricante e do mercado, o cooktop Fischer 1642 é uma ótima opção de custo-benefício para quem procura um equipamento de entrada.

Contando com excelentes avaliações dos clientes, este modelo garante uma posição de destaque. Com um queimador rápido e quatro semi-rápidos, possui ainda bom volume nas suas chamas.

Compacto, é uma excelente opção para cozinhas menores. Além disso, apresenta um acabamento em vidro temperado, como também bases dos queimadores em inox, o que facilita a limpeza do equipamento.

Brastemp

Cooktop a Gas Brastemp Ative com 04 Bocas, Acendimento Super Automatico e 02 Niveis de Potencia, Preto - BDT62

Tido como um dos melhores modelos com 4 bocas do mercado, o Brastemp BDT62AE é uma versão mais compacta do Brastemp Ative BDT85AE, se assim puder resumir.

Isso porque o acabamento apresenta uma mesma linha, com qualidade em toda a sua composição. Além disso, há a presença das grades em ferro piatina e da mesa de vidro, que são excelentes para a limpeza.

Embora não traga a quadrichama no conjunto, o modelo de 4 bocas garante uma dupla chama que tem ótimo funcionamento, mesmo que demore um pouco até esquentar - diferentemente do quadrichama.

Contudo, o que mais encanta neste modelo é o timer digital e o acendimento superautomático, presente tal qual ao modelo top de linha de 5 bocas da Brastemp.

Vale destacar que este modelo tem um preço bastante acessível e entrega um excelente equipamento para qualquer cozinha.

Fischer

Cooktop de Indução 4Q, Preto, 220v - Fischer

Nos modelos de indução, o da Fischer é um clássico, pois comporta o que há de mais novo do ponto de vista tecnológico e, para o padrão de preços do cooktop de indução, tem um agradável custo-benefício.

O funcionamento deste equipamento parte de uma área eletromagnética que aquece uma panela alocada adequadamente na boca. Sua vantagem é alcançar temperaturas elevadas em um curto período de tempo.

Conta ainda com um acabamento em vitrocerâmica, além de 4 queimadores, bem como um controle de aquecimento por touchscreen. Vale ressaltar que para a segurança durante o uso, o cooktop possui trava de proteção em caso de necessidade.

Por fim, com nove níveis de potência, é fundamental que para usufruir do melhor do equipamento seja feito o investimento em panelas com revestimento de material de indução magnética.

Consul

Cooktop 5 Bocas A Gás Consul Facilite Cd075aeuna Com Acendimento Superautomático

O cooktop Facilite CD075AE de 5 bocas da Consul oferece funcionalidades úteis de bom custo-benefício que são bastantes raras a este tipo de modelo.

A principal característica à primeira vista está no Botão Controle Fácil, o qual indica o correto posicionamento para o preparo de alimentos, sejam eles fritos, cozidos ou refogados.

Por toda essa orientação, o cooktop Consul Facilite é ideal para quem está iniciando na cozinha. Além disso, cada uma das bocas possui o tamanho para cada tipo de panela, com as legendas P, M e G para melhor orientação dos novatos na gastronomia.

Contando com acendimento superautomático, o Consul Facilite apresenta três queimadores semi-rápidos, além de dois rápidos. Ou seja, um cooktop completo, prático e ideal para quem está estruturando a primeira cozinha.

Electrolux

Cooktop a Gás Electrolux Mesa de Vidro com 04 Bocas Preto - KE4GP

O cooktop KE4GP da Electrolux é talvez o melhor custo-benefício do mercado, além de ser prático para limpeza e esteticamente agradável. Excelente para uma cozinha de dia a dia, apresenta um queimador rápido e outros três semi-rápidos.

Com grades esmaltadas e individualizadas, conferem uma excelente estabilidade às panelas, além de facilitarem na limpeza. Falando em limpeza, o acabamento de vidro temperado também descomplica na hora da higienização.

Contando com um design bastante simples, o modelo ainda garante um visual harmônico, discreto e torna-se uma excelente opção para a primeira cozinha, muito pelo custo-benefício atrativo.

Tramontina

Cooktop por Indução Tramontina Square Slider em Vitrocerâmico com 04 Bocas e Painel Touch Preto - 94751/221

Por fim, um modelo de luxo por indução, o Tramontina New Square 94751/221, um dos melhores e mais belos cooktops do mercado. Além do design, o modelo carrega consigo a eficiência e a excelência dos produtos da marca.

Elegante, o modelo já ganha pontos por seu acabamento e toda a sua construção. Contando com um painel em touchscreen digital, ele garante um ar de modernidade completa à cozinha.

Por falar no painel, ele torna-se intuitivo e prático de usar. É possível, através dele, controlar os acendimentos, indicar o timer e também alternar a temperatura das zonas de aquecimento.

Apesar de ter todas as vantagens que um modelo de indução carrega, há também os pontos negativos, como o preço, a restrição aos modelos de panela e o consumo de energia elétrica.

Contudo, por ser um modelo “de luxo”, ele garante uma qualidade ímpar, mesmo que se torne um equipamento inacessível à maioria do público. Mas, vale lembrar, é uma opção que jamais deixará na mão do ponto de vista da qualidade e do design.

Como escolher o melhor cooktop para comprar?

Agora você sabe um pouco mais sobre os diferentes cooktops do mercado e já imagina qual deles é a melhor escolha para a sua cozinha, certo?

Pois bem, é fundamental avaliar o tamanho do ambiente, a funcionalidade e também o design do equipamento.

Entretanto, o principal ponto a se escolher é o tipo de cooktop, se o a gás, o elétrico ou por indução.

Assim, é possível fazer a escolha segura e que garanta a melhor funcionalidade e praticidade ao consumidor.

De todas as formas, o melhor cooktop do mercado é aquele que se encaixa no seu gosto, na sua necessidade e, claro, no seu bolso.

Gostou das dicas? Então não esqueça de compartilhar este artigo entre seus grupos de amigos!

Perguntas Frequentes | Cooktop

Qual o melhor cooktop?

O melhor produto é algo muito pessoal e devemos considerar muitos quesitos durante nossa escolha. Mas, se você quer ir direto ao ponto, sem precisar de longas pesquisas e já possui o investimento para o produto, então, neste caso, recomendamos que considere sua compra por marca. As que se destacam no mercado de cooktop são:

  • Fischer;
  • Brastemp;
  • Electrolux;
  • Consul;
  • Tramontina.

Fogão cooktop de indução precisa de panela especial?

Sim. Para que a tecnologia de indução funcione, a panela deve ser adequada para tal. Seu fundo deve ser plano e ter contato direto e total com a superfície do cooktop. A indução só ocorre por meio de ondas magnéticas, sendo assim, as panelas indicadas são:

  • panelas de fundo triplo;
  • panelas de ferro fundido; e
  • panelas de aço inox.

Qual cooktop mais barato?

Há várias opções de produtos bons e baratos. Porém, de modo geral, os cooktops a gás são mais em conta do que os modelos elétricos ou de indução.

O que devo saber antes de comprar um cooktop?

O mais importante antes de comprar um cooktop é garantir que sua cozinha esteja pronta para receber o aparelho. O espaço aberto na bancada, a ligação elétrica (caso seja indução) e outros detalhes que podem evitar muita dor de cabeça.

O fogão cooktop por indução consome muita energia?

Depende. Fogão por indução consome sim mais energia e isso pode ser notado na conta de energia. Porém, sua eficiência no cozimento é muito maior. Por exemplo, ferver um litro de leite em um cooktop por indução pode levar a metade do tempo se comparado com um fogão a gás. Desta forma, vale a pena fazer um balanço relacionando o quanto você utiliza o seu fogão diariamente, quanto você gasta com gás e se vale a pena substituir por energia elétrica. Geralmente sim, vale a pena.