Os 7 Melhores Fogões Cooktop 2021

Como escolher a melhor opção de cooktop do mercado?

Separamos tudo o que você precisa saber para fazer a compra certa. Confira!

O cooktop virou o queridinho dos brasileiros nos últimos anos. Com o conceito de ilhas ganhando cada vez mais as casas brasileiras, é inevitável que investir em um cooktop agrega muito mais às cozinhas modernas.

Por isso, a busca pelos melhores cooktops tem sido uma tendência no mercado atual. Mas, como saber a melhor opção? Pensando em funcionalidade, estética e custo-benefício, preparamos uma seleção de excelentes alternativas para modernizar a sua cozinha.

5 características de cooktop para observar antes de comprar

  • Observar o tipo de acendimento do cooktop;
  • Avaliar o tamanho do cooktop em relação à cozinha e ao espaço;
  • Atenção ao acabamento do cooktop;
  • Quantidade de bocas necessárias;
  • Pensar na fonte de energia antes de executar o projeto;

Os diferentes modelos de Cooktop

Os diferentes tipos de aquecimento encabeçam a principal característica de um cooktop. Antes de ver maiores detalhes dos equipamentos, que tal conhecer os diferentes tipos de acendedores? Confira!

Cooktop a gás

Modelo mais popular de cooktop no país, o equipamento tem o funcionamento similar aos fogões convencionais a gás. A principal característica desta opção está no custo-benefício e na ausência de qualquer restrição ao uso dos variados tipos de panelas.

Cooktop por indução

O modelo de cooktop por indução tem se destacado por sua característica moderna e segura. Funcionando com uma tecnologia em que o calor age diretamente para o alimento, o cooktop por indução possui o empecilho de ter como necessidade o uso de panelas com fundo magnético.

Cooktop elétrico

O cooktop elétrico possui uma superfície plana e sem a necessidade de grades, um detalhe que ajuda muito na limpeza do equipamento. Contando com uma resistência similar a de um chuveiro, este cooktop necessita de panelas de aço ou ferro para fazer o adequado uso.

Como escolher o melhor cooktop

Os cooktops podem ter uma vasta variedade de tamanho, número de bocas, acabamento e ainda o seu tipo de acendimento, como já vimos anteriormente. Portanto, é fundamental observar cada um dos detalhes antes de fazer a compra definitiva.

Existem cooktops de 1, 2 e até mesmo de 5 acendedores. Eles podem ser a opção de acordo com a necessidade. Portanto, é sempre importante avaliar, por exemplo, o tamanho da família e a frequência de uso.

Consequentemente quanto maior o número de bocas, maior o tamanho a ser ocupado pelo equipamento. Por isso, a dica primordial é avaliar o espaço a ser instalado e também a possibilidade da acomodação da fonte de energia.

Além do tamanho, há ainda a questão do acabamento do produto. Ele pode ser de vidro, que é mais prático de limpar e resiste a possíveis choques térmicos. Também pode ser de vitrocerâmicos, similares a vidros, mas mais atuais e tecnológicos, então um pouco mais raros. Por fim, o de inox confere um padrão mais similar aos fogões convencionais.

E falando nos modelos convencionais, qual a diferença do cooktop para os fogões tradicionais? Bom, existem algumas distinções entre ambos, desde a funcionalidade e até mesmo nas questões que envolvem estética e espaço.

Cooktop versus Fogão tradicional: quais as diferenças?

Por que optar pelo cooktop ao invés do fogão tradicional? Bom, há muitas vantagens no equipamento que tem ganhado cada vez mais os lares no Brasil.

Primeiramente, o cooktop é mais moderno e agrega visualmente à cozinha. Esteticamente mais agradável, ele confere ainda uma facilidade maior para limpeza e organização do ambiente.

Além disso, o cooktop garante um melhor aproveitamento do ambiente em relação ao fogão, que ocupa muito mais espaço. Com isso, para cozinhas pequenas, a opção pelo cooktop faz muito mais sentido.

Por fim, é claro que o fogão até teria uma vantagem sobre o cooktop, que é o fato de agregar forno. Entretanto, nada impede a criação de um espaço para uma torre quente (microondas e forno elétrico um em cima do outro) mais bem alocada no ambiente.

Dessa forma, seja até mesmo na desvantagem em relação ao fogão convencional, o cooktop se sobrepõe ao eletrodoméstico, e ganha pontos para sua futura instalação nos lares brasileiros.

Os 7 melhores cooktops do mercado

Conhecendo tudo o que envolve os melhores cooktops e as vantagens em relação ao fogão convencional, chegou a hora de conhecer as melhores opções deste equipamento no mercado.

Separamos sete opções dos melhores cooktops que encontramos e que podem agregar na sua cozinha, contando com as características mais procuradas atualmente. Veja!

Brastemp

Cooktop a Gas Brastemp Ative em Vidro com 05 Bocas, Acendimento Super Automatico e Quadrichama Preto - BDT85AE

O conjunto faz a obra e não à toa abrimos a lista com o Cooktop Brastemp Ative BDT85AE. Reunindo as características necessárias para um equipamento de qualidade, o cooktop garante praticidade na limpeza e qualidade na chama.

Além disso, o modelo possui um total de 5 bocas, com três tipos diferentes de queimadores: três semi-rápidos, um rápido e uma quadrichama, fundamental para receitas que exijam maior potência.

Com um acabamento em vidro tempero, este cooktop é facílimo de limpar, graças aos botões removíveis. Com funcionamento a gás, a chama tem acendimento superautomático, bastando girar o botão para acionar a labareda.

Fischer

Cooktop 5 Bocas Fischer 1642

Como um dos principais modelos da fabricante e do mercado, o cooktop Fischer 1642 é uma ótima opção de custo-benefício para quem procura um equipamento de entrada.

Contando com excelentes avaliações dos clientes, este modelo garante uma posição de destaque. Com um queimador rápido e quatro semi-rápidos, possui ainda bom volume nas suas chamas.

Compacto, é uma excelente opção para cozinhas menores. Além disso, apresenta um acabamento em vidro temperado, como também bases dos queimadores em inox, o que facilita a limpeza do equipamento.

Brastemp

Cooktop a Gas Brastemp Ative com 04 Bocas, Acendimento Super Automatico e 02 Niveis de Potencia, Preto - BDT62

Tido como um dos melhores modelos com 4 bocas do mercado, o Brastemp BDT62AE é uma versão mais compacta do Brastemp Ative BDT85AE, se assim puder resumir.

Isso porque o acabamento apresenta uma mesma linha, com qualidade em toda a sua composição. Além disso, há a presença das grades em ferro piatina e da mesa de vidro, que são excelentes para a limpeza.

Embora não traga a quadrichama no conjunto, o modelo de 4 bocas garante uma dupla chama que tem ótimo funcionamento, mesmo que demore um pouco até esquentar - diferentemente do quadrichama.

Contudo, o que mais encanta neste modelo é o timer digital e o acendimento superautomático, presente tal qual ao modelo top de linha de 5 bocas da Brastemp.

Vale o destaque de que este modelo tem um preço bastante acessível e entrega um excelente equipamento para qualquer cozinha.

Fischer

Cooktop de Indução 4Q, Preto, 220v - Fischer

Nos modelos de indução, o da Fischer é um clássico, pois comporta o que há de mais novo do ponto de vista tecnológico e, para o padrão de preços do cooktop de indução, tem um agradável custo-benefício.

O funcionamento deste equipamento parte de uma área eletromagnética que aquece uma panela alocada adequadamente na boca. Sua vantagem é alcançar temperaturas elevadas em um curto período de tempo.

Conta ainda com um acabamento em vitrocerâmica, além de 4 queimadores, bem como um controle de aquecimento por touchscreen. Vale ressaltar que para a segurança durante uso, o cooktop possui trava de proteção em caso de necessidade.

Por fim, com nove níveis de potência, é fundamental que para usufruir do melhor do equipamento seja feito o investimento em panelas com revestimento de material de indução magnética.

Consul

Cooktop a Gas Consul Vidro Temperado com 05 Bocas e Acendimento Super Automatico Preto - CD075AE

O cooktop Facilite CD075AE de 5 bocas da Consul oferece funcionalidades úteis de bom custo-benefício que são bastantes raras a este tipo de modelo.

A principal característica à primeira vista está no Botão Controle Fácil, o qual indica o correto posicionamento para o preparo de alimentos, sejam eles fritos, cozidos ou refogados.

Por toda essa orientação, o cooktop Consul Facilite é ideal para quem está iniciando na cozinha. Além disso, cada uma das bocas possui o tamanho para cada tipo de panela, com as legendas P, M e G para melhor orientação dos novatos na gastronomia.

Contando com acendimento superautomático, o Consul Facilite apresenta três queimadores semi-rápidos, além de dois rápidos. Ou seja, um cooktop completo, prático e ideal para quem está estruturando a primeira cozinha.

Electrolux

Cooktop a Gás Electrolux Mesa de Vidro com 04 Bocas Preto - KE4GP

O cooktop KE4GP da Electrolux é talvez o melhor custo-benefício do mercado, além de ser prático para limpeza e esteticamente agradável. Excelente para uma cozinha de dia a dia, apresenta um queimador rápido e outros três semi-rápidos.

Com grades esmaltadas e individualizadas, conferem uma excelente estabilidade às panelas, além de facilitarem na limpeza. Falando em limpeza, o acabamento de vidro temperado também descomplica na hora da higienização.

Contando com um design bastante simples, o modelo ainda garante um visual harmônico, discreto e torna-se uma excelente opção para a primeira cozinha, muito pelo custo-benefício atrativo.

Tramontina

Cooktop por Indução Tramontina Square Slider em Vitrocerâmico com 04 Bocas e Painel Touch Preto - 94751/221

Por fim, um modelo de luxo por indução, o Tramontina New Square 94751/221, um dos melhores e mais belos cooktops do mercado. Além do design, o modelo carrega consigo a eficiência e a excelência dos produtos da marca.

Elegante, o modelo já ganha pontos por seu acabamento e toda a sua construção. Contando com um painel em touchscreen digital, ele garante um ar de modernidade completa à cozinha.

Por falar no painel, ele torna-se intuitivo e prático de usar. É possível, através dele, controlar os acendimentos, indicar o timer e também alternar a temperatura das zonas de aquecimento.

Apesar de ter todas as vantagens que um modelo de indução carrega, há também os pontos negativos, como o preço, a restrição aos modelos de panela e o consumo de energia elétrica.

Contudo, por ser um modelo “de luxo”, ele garante uma qualidade ímpar, mesmo que se torne um equipamento inacessível à maioria do público. Mas, vale lembrar, é uma opção que jamais deixará na mão do ponto de vista da qualidade e do design.

Conclusão: como escolher o melhor cooktop para comprar?

Agora você sabe um pouco mais sobre os diferentes cooktops do mercado e já imagina qual deles é a melhor escolha para a sua cozinha, certo? Pois bem, é sempre fundamental avaliar o tamanho do ambiente, a funcionalidade e também o design do equipamento.

Entretanto, o principal ponto a se escolher é o tipo de cooktop, se o à gás, o elétrico ou por indução. Assim, é possível fazer a escolha segura e que garanta a melhor funcionalidade e praticidade ao consumidor.

De todas as formas, o melhor cooktop do mercado é aquele que se encaixa no seu gosto, na sua necessidade e, claro, no seu bolso.

Gostou das dicas? Então não esqueça de compartilhar este artigo entre seus grupos de amigos!