As 7 Melhores Fechaduras Eletrônicas de 2024

Se você precisa aumentar a segurança da sua casa ou empresa, instalar uma fechadura eletrônica vai garantir a sua tranquilidade aliando tecnologia e conveniência. Conheça as melhores opções e se sinta protegido o tempo todo.

fechadura-eletronica (1)

Segurança e a tranquilidade de não depender das chaves para acessar a sua casa ou escritório estão entre os motivos mais recorrentes que motivam as pessoas na busca por fechaduras eletrônicas.

Se você se encontra em uma dessas duas situações, certamente vai gostar do que temos a te oferecer!

Sabemos que o mercado oferece uma enorme variedade de opções e, por isso, tomar uma decisão e escolher o melhor modelo de fechadura digital pode ser um desafio.

Pensando nisso, elaboramos dicas para simplificar esse processo. Abriremos as primeiras portas para que você tenha acesso livre a informações valiosas que te ajudarão na escolha da fechadura eletrônica mais adequada, para atender as suas necessidades de segurança de maneira prática e confortável.

Primeiro, apresentaremos pontos importantes que você deve considerar ao escolher uma fechadura digital, como tipos de acesso, facilidade de instalação, recursos extras e muito mais.

Em seguida, apresentaremos nossa seleção com as 7 melhores fechaduras eletrônicas digitais disponíveis no mercado. Cada modelo foi avaliado cuidadosamente, consideramos suas características, nota de usuários e o custo-benefício.

Destranque seus conceitos e abra espaço para conhecer uma nova maneira de acessar e proteger sua casa ou escritório!

Imagem Fechadura Eletrônica Digital Preço
Yale
Fechadura Digital Yale YMF 40A com Biometria, compatível com Alexa
Fechadura Digital Yale YMF 40A com Biometria, compatível com Alexa Ver preço
Elg
Fechadura Digital Biométrica Inteligente com 5 Modos de Abertura WI-FI - SHFB700 ELG
Fechadura Digital Biométrica Inteligente com 5 Modos de Abertura WI-FI - SHFB700 ELG Ver preço
Intelbras
Fechadura Digital de Sobrepor FR 101 Preto Intelbras
Fechadura Digital de Sobrepor FR 101 Preto Intelbras Ver preço
Midea
FECHADURA DIGITAL Midea SMARTLOCK ONEGRIP FDA21PD PRETA
FECHADURA DIGITAL Midea SMARTLOCK ONEGRIP FDA21PD PRETA Ver preço
Multilaser
Fechadura Biométrica e Senha Inteligente Wi-Fi - Multilaser Liv - SE233
Fechadura Biométrica e Senha Inteligente Wi-Fi - Multilaser Liv - SE233 Ver preço
Intelbras
Fechadura Digital FR 201 Preto e Cinza Intelbras
Fechadura Digital FR 201 Preto e Cinza Intelbras Ver preço
Elsys
Fechadura Digital de Sobrepor para Porta de Correr, Elsys, ESF-DS3100C, Preta
Fechadura Digital de Sobrepor para Porta de Correr, Elsys, ESF-DS3100C, Preta Ver preço
fechadura-eletronica (2)

O que devo saber sobre a fechadura eletrônica digital?

Antes de adquirir um produto, nada melhor do que saber sua definição, entender seu funcionamento e como nos beneficiaremos, certo?

Então, você precisa saber o seguinte:

O que é uma fechadura eletrônica?

Uma fechadura eletrônica, ou fechadura digital, é um dispositivo projetado para oferecer maior segurança, conveniência e controle sobre o acesso a uma propriedade, como uma casa, escritório, hotel, ou qualquer local que necessite de controle de entrada.

Como funciona uma fechadura eletrônica?

Diferente das fechaduras comuns que utilizam chaves físicas, as fechaduras digitais utilizam tecnologia eletrônica para permitir ou negar o acesso.

Ela consiste basicamente em três componentes principais:

  • Mecanismo de travamento;
  • Sistema eletrônico; e
  • Controle de acesso.

O mecanismo de travamento pode ser acionado eletronicamente e pode apresentar uma combinação de pinos, barras e linguetas que vão garantir o fechamento seguro da porta ou local de acesso desejado.

Já o sistema eletrônico controla e gerencia a fechadura por meio de uma unidade de controle, como sensores, teclado numérico, leitor de cartão, leitor biométrico, conexão sem fio para acionamento remoto, ou todos juntos.

Por fim, temos o controle de acesso, que determina quem tem permissão para entrar. Este controle pode ser feito por meio de cartões de aproximação, senhas numéricas ou leitura da digital de cada usuário.

Por que ter uma fechadura eletrônica?

Ter uma fechadura eletrônica de qualidade é a alternativa mais moderna e segura de proteger locais importantes para você.

Com o modelo adequado é possível garantir alto nível de segurança, permitindo alteração regular de senhas, acesso temporário e, para muitas pessoas, trazer o alívio de não precisar carregar um monte chaves.

Se você chegou até aqui, certamente já consegue compreender os benefícios que uma fechadura eletrônica pode trazer para sua segurança.

Mas, afinal, qual seria o modelo ideal para comprar?

Pensando em colaborar com a sua escolha, selecionamos alguns modelos de destaque no mercado que podem atender suas necessidades de segurança. Aqui você vai encontrar dicas importantes com tudo o que precisa saber para escolher a fechadura digital eletrônica perfeita para você!

Conheça:

As 7 Melhores Fechadura Eletrônicas do Ano

Fechadura Digital Yale YMF 40A com Biometria, compatível com Alexa - 1

Yale

Fechadura Digital Yale YMF 40A com Biometria, compatível com Alexa

A fechadura digital eletrônica YMF 40 da Yale é um excelente exemplo de como a tecnologia pode aprimorar a segurança e praticidade do nosso dia a dia.

Este modelo avançado conta com vários recursos que vão desde a biometria até a integração com dispositivos móveis, fazendo dele uma escolha perfeita para quem busca segurança e modernidade.

Com a fechadura YMF 40, você pode destrancar a porta utilizando impressão digital ou senha, o que oferece uma camada extra de segurança e evita o incômodo de esquecer ou perder as chaves.

Além disso, ela é uma excelente opção para locais onde várias pessoas precisam de acesso, pois possibilita o cadastro de 20 digitais e 30 senhas.

Outro recurso interessante da fechadura eletrônica Yale YMF 40 é a possibilidade de integração com dispositivos móveis por meio de aplicativo próprio. Isso significa que você pode acessar sua fechadura utilizando o celular.

Ah! E ela ainda é compatível com a Alexa, permitindo trancar sua fechadura por meio de comando de voz. Por motivos de segurança, este recurso não permite destrancar a fechadura.

Para facilitar sua interação com a fechadura, a YMF 40 conta com guia de voz em quatro idiomas. Isso descomplica todo o processo de incluir ou excluir usuários, assim como toda sua configuração geral.

Caso você ainda não tenha 100% de confiança na autonomia oferecida pela tecnologia, está tudo bem! Esta fechadura conta com um plano B: ela apresenta um cilindro que pode ser aberto com duas chaves físicas de alta segurança, permitindo que você tenha acesso mesmo em caso de falha tecnológica.

A fechadura digital YMF 40 oferece estes e muitos outros recursos como alarmes de intrusão e violação, garantindo a prevenção e identificação rápida de ameaças potenciais.

Especificações técnicas

  • Aplicação: portas de madeira ou metálicas com espessura de 35 a 100 mm;
  • Alimentação: 4 pilhas AA (autonomia para 3500 acionamentos);
  • Quantidade de usuários: 20 biometrias e 30 senhas;
  • Alimentação emergencial: entrada externa para uma bateria de 9 volts;
  • Mecanismo: embutir;
  • Maçaneta: sim (reversível);
  • Leitor de Impressão Digital: tipo Scanner;
  • Compatibilidade: Yale Connect e Alexa.
Fechadura Digital Biométrica Inteligente com 5 Modos de Abertura WI-FI - SHFB700 ELG - 1

Elg

Fechadura Digital Biométrica Inteligente com 5 Modos de Abertura WI-FI - SHFB700 ELG

Este é um modelo que oferece o que há de mais moderno e seguro em termos de fechadura eletrônica. A SHFB700 da marca ELG é a opção perfeita para quem deseja uma boa quantidade de recursos para ter praticidade e proteção de alto nível.

Esta fechadura oferece 5 modos de abertura, que são: biometria, senha numérica, cartão RFID, chave física e aplicativo para smartphone.

Ela permite o cadastro de 9 perfis administradores, além de 100 cadastros biométricos e 200 senhas numéricas e RFID. O produto ainda acompanha 2 chaves físicas e 2 cartões RFID.

Com o recurso de conectividade Wi-Fi, você poderá controlar e monitorar o acesso da área protegida direto do seu smartphone, de qualquer lugar.

Além disso, a fechadura SHFB700 conta com notificação em tempo real, ou seja, você receberá um alerta sempre que a fechadura for acionada.

Um recurso adicional de segurança e muito interessante é a senha falsa. Para dificultar que as pessoas observem e descubram sua senha, a fechadura permite que você insira números aleatórios antes e depois do código real.

Um diferencial da fechadura digital eletrônica SHFB700 é sua compatibilidade ampliada, permitindo que ela seja instalada em portas de espessura entre 35 e 140 mm.

A alimentação também é por meio de 4 pilhas AA, garantindo autonomia de até 1 ano. Mesmo que a fechadura tenha alerta de bateria fraca, ela oferece entrada Micro USB para carga de emergência.

Especificações técnicas

  • Aplicação: portas de espessura de 35 a 140 mm;
  • Mecanismo: embutir;
  • Alimentação: 4 pilhas AA (autonomia de até 1 ano);
  • Quantidade de usuários: 100 biometrias e 200 senhas numéricas e RFID;
  • Alimentação emergencial: sim, entrada Micro USB;
  • Abertura via smartphone: sim, por meio de aplicativo;
  • Abertura mecânica: sim, acompanha 2 chaves físicas;
  • Abertura via cartão RFID: sim, acompanha 2 cartões RFID;
  • Maçaneta: sim (abertura para todas as direções);
  • Leitor de Impressão Digital: sim;
  • Teclado: touch, retroiluminado.

Intelbras

Fechadura Digital de Sobrepor FR 101 Preto Intelbras

Para quem busca uma fechadura eletrônica de alta qualidade e fácil de usar, a Fechadura Digital de Sobrepor Intelbras FR 101 é uma excelente opção. Seu design compacto e discreto a torna ideal para qualquer tipo de propriedade.

Acionada por meio de senha digitada em seu teclado touch, ela possibilita cadastrar até 4 usuários diferentes, com senhas numéricas de 4 a 12 dígitos. Assim, você terá total controle sobre quem entra ou sai do ambiente.

Com o sensor de porta fechada, a FR 101 garante que você terá sempre a certeza de que sua porta está trancada. O sensor programável realiza o travamento automático da porta assim que ela é fechada.

Além disso, ela também conta com alarme antiarrobamento, que emite aviso sonoro durante um minuto quando houver cinco tentativas consecutivas de acionamento negadas ou na tentativa de violação da fechadura, fazendo desta fechadura uma ótima opção para quem deseja segurança, tecnologia e comodidade.

Especificações técnicas

  • Aplicação: sobreposição em portas de espessura de 25 a 50 mm;
  • Alimentação: 4 pilhas AA (autonomia de 1 ano);
  • Quantidade de usuários: 4 senhas numéricas;
  • Alimentação emergencial: entrada externa para uma bateria de 9 volts;
  • Mecanismo: sobrepor;
  • Maçaneta: não;
  • Leitor de Impressão Digital: não;
  • Display: luminoso;
  • Teclado: touch.
FECHADURA DIGITAL Midea SMARTLOCK ONEGRIP FDA21PD PRETA - 1

Midea

FECHADURA DIGITAL Midea SMARTLOCK ONEGRIP FDA21PD PRETA

A fechadura digital SmartLock OneGrip Midea promete trazer segurança, praticidade e modernidade para o acesso de sua casa ou escritório.

Ela conta com acesso biométrico que possibilita cadastro de 50 impressões digitais. Além disso, apresenta um moderno teclado numérico touch screen de fácil manuseio, que oferece acesso por senha para 25 cadastros.

A fechadura digital SmartLock tem classificação A de segurança. Ela traz recursos anti-vandalismo, anti-intrusão, bloqueio automático, função não perturbe e guia de voz em português.

Como destaque, a fechadura digital SmartLock OneGrip tem o modo festa, que, quando acionado, permite o acesso livre sem necessidade de senhas ou leitura biométrica.

Especificações técnicas

  • Aplicação: portas de espessura de 35 a 50 mm;
  • Mecanismo: embutir;
  • Alimentação: 4 pilhas AA (autonomia + de 10.000 acionamentos);
  • Quantidade de usuários: 50 biometrias e 25 senhas numéricas;
  • Alimentação emergencial: entrada Micro USB;
  • Abertura mecânica: sim, acompanha 2 chaves físicas;
  • Maçaneta: sim (abertura para direita ou esquerda);
  • Leitor de Impressão Digital: sim;
  • Teclado: touch.
Fechadura Biométrica e Senha Inteligente Wi-Fi - Multilaser Liv - SE233 - 1

Multilaser

Fechadura Biométrica e Senha Inteligente Wi-Fi - Multilaser Liv - SE233

A fechadura eletrônica Multilaser LIV-SE233 faz parte da série Multi Casa Conectada e garante ser um verdadeiro sistema de segurança para a sua porta.

Com campainha nativa e teclado sensível ao toque, esta fechadura eletrônica conta com cinco modos de acesso, sendo eles: leitura biométrica, senha numérica, cartão de proximidade, abertura mecânica por meio de chave ou, ainda, pelo aplicativo gratuito Multilaser Liv, que permite fácil configuração e gerenciamento.

A fechadura eletrônica Multilaser LIV-SE233, além de apresentar design elegante e sofisticado, tem capacidade para até 100 cadastros de biometria e até 20 de senhas numéricas, garantindo a solução de segurança ideal para sua residência ou qualquer ambiente que necessita de um acesso controlado e seguro.

Especificações técnicas

  • Aplicação: portas de espessura de 35 a 100 mm;
  • Mecanismo: embutir;
  • Alimentação: 4 pilhas AA (autonomia não informada);
  • Quantidade de usuários: 100 biometrias e 20 senhas numéricas;
  • Alimentação emergencial: entrada Micro USB;
  • Abertura por cartão: sim, acompanha 2 cartões de proximidade;
  • Abertura mecânica: sim, acompanha 2 chaves físicas;
  • Abertura via smartphone: sim, via aplicativo Multilaser Liv;
  • Maçaneta: sim (abertura para direita ou esquerda);
  • Leitor de Impressão Digital: sim;
  • Teclado: touch.
Fechadura Digital FR 201 Preto e Cinza Intelbras - 1

Intelbras

Fechadura Digital FR 201 Preto e Cinza Intelbras

A fechadura eletrônica digital FR 201 da Intelbras é um produto compacto, mas que alia segurança e praticidade. Com capacidade para cadastro de 4 senhas numéricas, é ideal para áreas com baixo fluxo de pessoas ou para garantir acesso restrito a áreas importantes para você.

Por ser um modelo mais simples, ela oferece apenas dois métodos de abertura. O primeiro, já citado, é por meio de senha numérica.

O segundo é por meio de chaveiro tag RFID, permitindo o cadastro de até 100 tags. Além disso, a fechadura FR 201 acompanha 3 adesivos RFID e 3 chaveiros tags RFID.

Mesmo que seja um modelo mais simples, ela oferece os principais recursos de segurança. Um deles é a senha protegida, que permite digitar números adicionais após a senha, gerando uma camada extra de segurança. Este recurso é essencial para momentos em que a senha pode ser observada por outras pessoas.

Outro recurso oferecido é o não perturbe, que proporciona mais privacidade ao permitir que você desabilite a abertura da porta pelo lado de fora.

Mas, se o seu interesse principal é garantir segurança para sua casa ou escritório, a fechadura digital FR 201 conta com alarme de segurança, emitindo um aviso sonoro durante 1 minuto que é acionado após 5 tentativas falhas de abertura ou caso a fechadura seja fisicamente violada.

Para que deseja um modelo compacto, com recursos básicos que priorizam sua segurança e privacidade, a fechadura Intelbras FR 201 é uma excelente opção!

Especificações técnicas

  • Aplicação: portas de espessura de 35 a 50 mm;
  • Mecanismo: sobrepor;
  • Alimentação: 4 pilhas AA (autonomia não informada);
  • Quantidade de usuários: 100 tags RFID e 4 senhas numéricas;
  • Alimentação emergencial: não;
  • Abertura por cartão: sim, acompanha 3 adesivos RFID e 3 tags RFID;
  • Abertura mecânica: não;
  • Abertura via smartphone: não;
  • Maçaneta: não (fechadura de sobrepor);
  • Leitor de Impressão Digital: não;
  • Teclado: touch.
Fechadura Digital de Sobrepor para Porta de Correr, Elsys, ESF-DS3100C, Preta - 1

Elsys

Fechadura Digital de Sobrepor para Porta de Correr, Elsys, ESF-DS3100C, Preta

Se você precisa de uma solução de segurança para sua porta de correr, a fechadura digital Elsys ESF-DS3100C é uma excelente opção. Mas, ela também pode ser instalada em portas com maçaneta, já que ela é uma fechadura de sobrepor.

Ela é uma opção básica, mas com recursos que dão prioridade à sua segurança e praticidade do seu dia a dia. Ela oferece 1 método de abertura, que é por meio de senha numérica e permite 5 cadastros.

Como destaque, a fechadura digital Elsys ESF-DS3100C oferece recursos importantes. A função não perturbe, que, quando acionada, permite apenas administradores destrancar a porta pelo lado de fora.

Já o recurso de travamento automático, tranca sua porta automaticamente depois de um curto período depois de ser fechada.

Além disso, a função convidado permite cadastrar uma senha temporária, permitindo um único acesso para visitas, ideal para receber amigos e parentes mesmo quando você não estiver em casa.

Por fim, a fechadura digital Elsys ESF-DS3100C ainda conta com alerta de bateria fraca e alarme de violação.

Especificações técnicas

  • Aplicação: portas de espessura de 25 a 50 mm;
  • Mecanismo: sobrepor;
  • Alimentação: 6VDC - 4 baterias alcalinas 1,5V AA (autonomia para 10 acessos diários por 1 ano);
  • Interface de acesso: senha numérica;
  • Quantidade de usuários: 5 cadastros;
  • Alimentação emergencial: sim, 9VDC (1 bateria alcalina);
  • Maçaneta: não (fechadura de sobrepor);
  • Teclado: touch.

Cada um dos 7 modelos selecionados oferece uma combinação de recursos e benefícios para atender diversos tipos de usuários e suas necessidades.

E se você ainda não sabe que modelo vai te atender melhor, a seguir vamos te mostrar como escolher a fechadura ideal para garantir sua segurança e trazer mais praticidade para sua vida diária. Confira:

Como escolher uma Fechadura Digital Eletrônica

O primeiro passo para escolher produto de qualidade é ter em mente tudo aquilo que você precisa para ter segurança em casa, afinal, a melhor fechadura eletrônica será aquela que tenha os recursos adequados para atender suas expectativas e necessidades.

Sendo assim, faça uma lista considerando suas necessidades, como:

  • Qual a espessura da sua porta?
  • Quantas pessoas precisam ter acesso à área protegida?
  • Com ou sem maçaneta?
  • Qual o tipo de acesso é mais conveniente: Biometria, senha numérica, acesso remoto ou todos?

Com as respostas certas para estas perguntas, certamente será mais fácil escolher um modelo adequado. Então, confira os principais quesitos que devem ser considerados antes de comprar sua fechadura eletrônica:

fechadura-eletronica (6)

Instalação e Compatibilidade

Não adianta comprar uma fechadura se ela não for compatível com a porta, certo?

Então, alguns pontos precisam de atenção. Conheça:

Tipo de porta

Para cada tipo de porta terá um tipo de fechadura eletrônica. Observe se sua porta é de dobradiça, duas folhas ou de correr, por exemplo.

Existem fechaduras específicas, assim como fechaduras que podem ser instaladas na maioria das portas. Mesmo assim, confira se ela será compatível.

Outro quesito é o material da sua porta, sendo as de vidro aquelas com menos opções no mercado.

Espessura

A fechadura eletrônica precisa ser compatível com a espessura da sua porta. Todos os modelos informam o limite mínimo e máximo de espessura para poderem ser instalados. Exemplo: de 35 a 50 mm, de 25 a 100 mm, etc.

Capacidade de cadastros

Cada fechadura eletrônica oferece uma determinada quantidade de cadastros para usuários, que podem variar entre 3 e 500 cadastros, ou até mais.

Sendo assim, considere a quantidade de pessoas que terão acesso à área protegida pela fechadura. Por exemplo, você vai instalar a fechadura na porta principal da sua casa, então, considere quantas pessoas moram na sua casa e precisam desse acesso.

Outro cenário é o acesso a escritórios ou ambientes profissionais. Da mesma forma, considere a quantidade de funcionários que terão acesso ao local.

Em caso de áreas restritas, alguns modelos oferecem relatórios com todos os dados de acesso, como quem, quando e quantas vezes a área foi acessada.

Uma dica é escolher uma fechadura eletrônica que ofereça um número de cadastros maior do que o número atual de pessoas. Assim, você garante flexibilidade para novos cadastros quando e se necessário.

fechadura-eletronica (5)

Formas de acionamento

Para o funcionamento adequado da fechadura digital, o usuário precisa ser autenticado pelo sistema, processo que pode acontecer de diferentes maneiras.

Cada dispositivo é classificado conforme seus métodos de ativação. Vale lembrar que, cada fechadura digital oferece um determinado número de métodos de acionamento, pode ser 1 método ou até mesmo todos os métodos existentes.

Conheça as categorias mais comuns e considere quais métodos são ideias para você:

Senha

Geralmente, as fechaduras eletrônicas possibilitam senhas de 4 a 12 caracteres e garantem que cada usuário crie sua senha pessoal.

Os modelos mais modernos de fechaduras eletrônicas com senha apresentam display com teclado numérico sensível ao toque, onde a senha pré-cadastrada será digitada para que o usuário acione o mecanismo e consiga destravar a porta.

Biometria

Estas fechaduras apresentam leitor biométrico que fará a leitura da digital de cada usuário, sendo necessário cadastrá-la previamente, bastando apenas seguir o passo a passo fornecido pela fabricante no manual de instruções.

Este método de acionamento é o mais procurado em fechaduras eletrônicas. Afinal, depois da segurança, o principal motivo para a aquisição desse produto é a praticidade de não precisar utilizar as chaves físicas.

Então, se você é uma daquelas pessoas que vivem perdendo as chaves de casa, este é o modelo perfeito!

Cartão de proximidade

Comuns em quartos de hotéis, as fechaduras com este método de acionamento também podem ser instaladas em casas ou escritórios.

Cada usuário precisa ter seu próprio cartão, bastando aproximá-lo do leitor presente na fechadura eletrônica para abrir a porta.

fechadura-eletronica (3)

Tag RFID

A tecnologia RFID – Radio Frequency Identification, ou Identificação por Radiofrequência em português, é um sistema que, como o nome já sugere, utiliza o sinal de rádio para capturar dados.

As fechaduras com este método de acionamento funcionam da mesma forma que aquelas que utilizam cartão: por aproximação. Porém, a RFID é uma tecnologia que possibilita dispositivos de acesso muito menores, podendo ser aplicada até mesmo em adesivos.

O mais comum é que ela venha em chaveiros Tags, que podem ser colocados junto a chave do carro, por exemplo.

Bluetooth ou Wi-Fi

Fechaduras eletrônicas com este recurso são operadas por meio de smartphones, por meio de um aplicativo, que, geralmente, é disponibilizado gratuitamente pela marca do produto.

O diferencial destas fechaduras é que elas proporcionam registro mais detalhado de quem acessa o local e podem enviar notificações personalizadas.

Dica: caso você esteja se perguntando “e se a tecnologia falhar?”, não se preocupe! Alguns modelos oferecem a alternativa de acionamento por meio de chaves físicas, que podem ser deixas em locais específicos como dentro do carro, na mochila ou locais onde você tenha acesso, desde que sejam seguros e de sua confiança.

Tipo de instalação

Existem dois tipos de fechadura eletrônica: de embutir e de sobrepor. Isso determina o tipo de instalação que deve ser feita. A escolha dependerá do tipo de porta e, também, das preferências do usuário.

Conheça as diferenças entre elas:

Fechadura Eletrônica de Embutir

Fechaduras eletrônicas de embutir são instaladas dentro da própria porta, necessitando que parte da porta seja esculpida para acomodar o mecanismo da fechadura, criando um espaço no miolo da porta e, também, no batente.

Os modelos de embutir apresentam acabamento limpo e discreto, de aparência mais integrada. Além disso, geralmente oferecem mais segurança por estarem embutidas na porta, dificultando arrombamentos e violação do mecanismo.

Por outro lado, apresentam instalação mais complexa que, muitas vezes, precisa de um profissional. Portas mais antigas, muito finas e de vidro não oferecem condições propícias para sua instalação.

Fechadura Eletrônica de Sobrepor

Já as fechaduras de sobrepor, como sugere o nome, são fixadas na superfície da porta. Dificilmente necessitam de um profissional, pois não apresentam necessidade de escavar a porta para acomodar a fechadura. Além disso, costumam apresentar melhor custo-benefício e possibilitam mais opções de portas que podem ser instaladas, inclusive portas de correr.

Dependendo do modelo, podem ser mais visíveis e proeminentes, algo que pode ser desagradável para usuários esteticamente mais exigentes.

fechadura-eletronica (10)

Alimentação e Autonomia

A alimentação de uma fechadura eletrônica diz respeito a fonte de energia que ela requer para funcionar. O mais comum é a utilização de 4 pilhas alcalinas AA.

Quando falamos de autonomia, significa o tempo de funcionamento da fechadura antes de precisar substituir as pilhas.

E se a carga das pilhas acabar? Como a maioria das fechaduras usam o mesmo sistema de alimentação, nossa dica é que você tenha mais atenção em dois outros quesitos:

  • Alerta de bateria fraca: escolha um modelo que ofereça este recurso para que você possa trocar as pilhas com antecedência;
  • Alimentação emergencial: opte por um modelo que ofereça algum método de alimentação emergencial, garantindo que você consiga acionar a maçaneta mesmo quando as baterias acabarem. Geralmente, a fechadura apresenta entrada Micro-USB para alimentação via power bank; ou entrada externa para uma bateria de 9 volts.

Geralmente, a fabricante estipula um tempo aproximado, que pode ser medido em meses ou anos; ou quantidade de acionamentos da fechadura.

Recursos e Funções Adicionais

Existem modelos básicos e aqueles que oferecem recursos adicionais que garantem camadas extras de segurança e, também, de praticidade.

Os recursos extras que mais se destacam, são:

  • Travamento automático: a fechadura se tranca automaticamente após um determinado período;
  • Alarme de intrusão: ativa um alarme sonoro com duração de 1 minuto quando a senha é inserida incorretamente cinco vezes consecutivas;
  • Alarme de violação: emite alarme sonoro quando detecta alguma tentativa de arrombamento;
  • Função Anti-spy: exibe números aleatórios na tela para aumentar a segurança;
  • Modo "Não perturbe": impede que a fechadura seja acionada pelo lado de fora;
  • Senha falsa: permite que você digite números adicionais pré-estabelecidos antes e depois da sua senha real, dificultando que pessoas observem e gravem sua senha.

Selecione um modelo que ofereça os recursos que você considera importantes para oferecer o nível de segurança e praticidade que deseja.

fechadura-eletronica (9)

Escolher a fechadura digital adequada para suas necessidades requer um entendimento dos diversos modelos, tipos e funcionalidades disponíveis no mercado.

Conforme demonstramos aqui, existem várias opções que valem a pena considerar, que vão desde fechaduras digitais com senha até modelos com comando de voz.

Cada tipo oferece um método único de autenticação e acessibilidade, tornando-as alternativas perfeitas para diferentes cenários e necessidades de segurança.

Por fim, esperamos que este guia seja útil e te ajude a tomar uma decisão satisfatória ao escolher a fechadura digital mais adequada às suas necessidades.